Finalistas do Campeonato Gaúcho do ano passado, Juventude e Gramadense voltam a se encontrar, desta vez pela Copa do Brasil Sub-17. A partida única pela primeira fase ocorre às 15h, no Estádio Alfredo Jaconi. O ingressos será 2kg de alimento não perecível.
No duelo de 2022, o Verdão ergueu a taça do Estadual e conquistou a condição de disputar a competição nacional. Nas finais, empate em 1 a 1 no primeiro jogo, em Gramado, e vitória de goleada, de 3 a 0, no Alfredo Jaconi, com gols de Nicolas, Miguel e Guilherme.
Muita coisa mudou desde então. Dois dos principais destaques já deixaram o alviverde rumo ao Flamengo. O meia Guilherme Teixeira e o centroavante Weliton foram emprestados ao rubro-negro. O goleiro Turatto é um dos poucos remanescentes do título gaúcho entre os titulares. O técnico campeão estadual, Filipe Dias assumiu o time sub-20. Sandro Resende, de 46 anos, foi contratado para comandar a garotada do sub-17. O ex-atleta, natural de Porto Alegre e com passagem pela Hungria, realizou o primeiro treino no comando do grupo há cerca de um mês.
De acordo com o coordenador técnico, Fernando Rech, o Juventude chega confiante para a estreia na Copa do Brasil.
— Foi um mês de preparação firme e forte. A gente sabe que a transição de categoria é um pouco complicada, então os meninos que subiram do sub-15 agora, que estão no primeiro ano de sub-17, já se encontram em uma estreia de campeonato nacional e a gente espera colocar em campo tudo aquilo que foi treinado — destacou o coordenador.
O time disputou três amistosos em preparação para a Copa do Brasil, com duas vitórias e uma derrota. O Verdão venceu o próprio Gramadense, pelo placar de 1 a 0, em Gramado. Na sequência, vitória sobre a equipe do Brasil de Farroupilha, por 3 a 0. O revés ocorreu no último teste, para a equipe sub-19 do Futebol com Vida, por 2 a 0.
— O jogo em si representa muito para os meninos. Competição nacional de base é uma coisa restrita para poucos. E essa Copa do Brasil representa bastante pra nós. Logicamente é uma pena que alguns dos meninos que ano passado conquistaram esse direito não possam usufruir dele esse ano, pela transição de categoria. Mas, mesmo assim, grande parte dos meninos que jogarão estavam no grupo do ano passado. Então pra eles significa mais ainda — revelou Fernando.
O coordenador técnico do Verdão garante que apesar da responsabilidade da classificação ser do Ju, o time não espera facilidade no confronto diante do Gramadense.
— É uma equipe chata, que vai dar trabalho. Vem se moldando nos últimos anos, confrontando contra grandes, chegando numa final no ano passado. É um clube estruturado que tem ótimos profissionais, mas a gente sabe que jogando em casa, temos a responsabilidade maior de conseguir o resultado. Eu só acho uma pena que os dois gaúchos tenham que se enfrentar logo na primeira fase, mas a gente sabe das responsabilidades e vai tentar fazer de tudo pra avançar.
Uma provável formação do Verdão para a estreia na Copa do Brasil Sub-17 tem: Turatto; Luan (Follmer), Kauê, Maiquel (Schaffer) e Rhuan; Pedro, Ale e Vital; Henrique, Miguel e Cauã (Vitinho).
A Copa do Brasil sub-17 será disputada por 32 equipes. Na primeira fase e na final, os clubes se enfrentam em jogo único. Das oitavas até as semifinais, os confrontos ocorrem em partidas de ida e volta. Quem vencer avança. Empate leva a decisão da vaga para os pênaltis. Se passar de fase, o Juventude enfrenta o vencedor do duelo entre Athletico-PR e Barra-SC.
Confira o serviço do jogo
Juventude x Gramadense
1ª fase da Copa do Brasil Sub-17
Terça-feira (7), às 15h, no Alfredo Jaconi
Ingresso: 2kg de alimento não perecível
Acesso torcida Juventude: Estação Jaconera
Acesso visitante: portão 05
Abertura dos portões: 14h