Aos 34 anos, Thiago Carvalho é estreante no Campeonato Gaúcho e logo na primeira participação conduz o Caxias à final da competição. O treinador, que chegou ao clube em maio do ano passado, tem um aproveitamento de 58,3% de aproveitamento, um dos três melhores entre os técnicos que comandaram o clube desde 2017.
Luiz Carlos Winck lidera a lista com 59,2% de aproveitamento. Em três temporadas, ele foi campeão da Copa Larry Pinto de Faria, em 2016. No ano seguinte foi campeão do Interior, no Gauchão. Em 2018, acabou sendo eliminado nas quartas de final do Estadual e na fase decisiva da Série D. Em duas temporadas e meia, o treinador fez 49 jogos, com 24 vitórias, 16 empates e 9 derrotas.
Thiago Carvalho aparece em segundo na lista de aproveitamento, empatado com Paulo Henrique Marques, que teve rápida passagem durante a Série D de 2019, com apenas quatro partidas. O atual comandante do Caxias pode incrementar os bons números com o título gaúcho.
— Muito feliz, porque é bem difícil conquistar e ter rendimento no futebol. Os números são bem legais. Fico feliz por estar conquistando os objetivos que o clube deseja. Estou aliviado por ter chegado, mas satisfeito só se for campeão. Vamos buscar muito esse título para o Caxias. Estamos confiantes — disse o comandante grená.
Neste sábado (1º), às 16h30min, o Caxias enfrenta o Grêmio. Na data, Thiago Carvalho completa 318 dias no comando grená. Em 28 jogos, acumula 12 vitórias, 13 empates e apenas três derrotas. Após a eliminação na Série D do ano passado, para o América-RN, no mata-mata que valia o acesso, a direção apostou na continuidade do treinador e renovou seu contrato. Na pré-temporada, durante a montagem do elenco e preparação para o Gauchão, Thiago Carvalho foi entrevistado na Rádio Gaúcha Serra e projetava uma competição forte e com a ideia de surpreender para chegar.
— Na minha opinião é o campeonato (Gauchão) mais forte que vou disputar desde que comecei como treinador. É um campeonato bem disputado, mas acredito muito no nosso trabalho, do time que está sendo montado. A ideia é chegar para surpreender, de igual para igual. Acho que fisicamente nenhum time terá vantagem. É um campeonato curto, então tem que ganhar — comentou o treinador no dia 17 de dezembro, no programa Show dos Esportes.
Preciso dar resultado. Não adianta falar que a Série D é mais importante. Se eu não fizer um bom Gauchão, eu não fico aqui.
Além dos bons resultados e se tornar finalista do Gauchão, Thiago Carvalho tem características peculiares: é corajoso dentro de campo no seu estilo de jogo e também não foge da responsabilidade no discurso. Antes do Gauchão, ele sabia que se não tivesse bons resultado no Estadual, não ficaria para a Série D, principal objetivo do ano.
E o time da atual temporada teve algo diferente do ano passado. Agora, ele participou da montagem. Foi ele que definiu o grupo com a direção. Quando chegou ao clube em maio do ano passado, a equipe estava montada.
— Quando a gente monta o time dentro das nossas características não tem essa desculpa mais. Com toda certeza, a responsabilidade é sempre grande. Preciso dar resultado. Não adianta falar que a Série D é mais importante. Se eu não fizer um bom Gauchão, eu não fico aqui. Preciso ganhar o Gauchão e a Série D — mencionou o treinador antes de começar a temporada 2023.
THIAGO CARVALHO NO CAXIAS
2022
15 jogos
7 vitórias
6 empates
2 derrotas
19 gols marcados
13 gols sofridos
60% de aproveitamento
2023
13 jogos
5 vitórias
7 empates
1 derrota
21 gols marcados
13 gols sofridos
56,4% de aproveitamento
Campanha total
28 jogos
12 vitórias
13 empates
3 derrotas
40 gols marcados
26 gols sofridos
58,3% de aproveitamento
Aproveitamentos dos últimos técnicos do Caxias
Luiz Carlos Winck
59,8%
Thiago Carvalho
58,3%
Paulo Henrique Marques
58,3%
Pingo
53,2%
Rafael Lacerda
52,7%
Luan Carlos
46,7%
Rafael Jaques
46,6%
Rogério Zimmermann
45,5%