O Caxias do Sul Basquete reagiu depois do intervalo, mas não foi o suficiente para derrotar o São Paulo, na tarde deste sábado (4), na capital paulista. Diante do terceira colocado do NBB, a equipe caxiense viu o rival abri uma larga vantagem nos dois primeiros quartos, chegou a reduzir a diferença para um ponto, mas acabou derrotada por 70 a 64.
Com o revés, o Caxias permanece na 11ª colocação, com 41.7% de aproveitamento. São 24 jogos, com 10 vitórias e 14 derrotas. O próximo desafio será nesta segunda-feira (6), às 19h, contra o Paulistano, novamente na capital paulista.
Neste sábado, o jogo começou com Arthur Bernardi abrindo o placar com os dois primeiros pontos. Com uma defesa bem posicionada, o Caxias conseguiu segurar o rival nos primeiros minutos. Porém, aos poucos, o São Paulo mostrou sua força. Enquanto o ataque do Caxias não conseguiu pontuar, a equipe adversária era efetiva, especialmente nos chutes do perímetro. Com isso, a vantagem aumentou para 14 pontos. No final do quarto, o Caxias Basquete ainda conseguiu converter mais duas cestas e diminuir a diferença: 23 a 13.
O segundo quarto começou com os donos da casa pontuando em cada ataque, com a vantagem sendo ampliada para 17 pontos. O Caxias Basquete demorou quase três minutos para conseguir pontuar pela primeira vez no período. Mais equilibrada ofensivamente, a equipe paulista controlou o time de Rodrigo Barbosa, que foi para o intervalo perdendo por 45 a 28.
A volta do intervalo mostrou um Caxias muito mais eficiente dos dois lados da quadra. Muito bem na defesa e convertendo seus ataques, baixou a diferença para nove pontos no final do período. Com vitória na parcial de 17 a 9, o resultado ao final do quarto ficou em 54 a 45 para o São Paulo.
No último quarto de jogo, o cenário não mudou. A equipe caxiense seguiu baixando a diferença, que ficou em apenas um ponto. Porém, após o pedido de tempo do técnico Bruno Mortari, técnico do São Paulo, os donos da casa marcaram cinco pontos em sequência, com Bennett. Mesmo com as tentativas de reação por parte do Caxias, o São Paulo soube controlar o ímpeto do rival e acabou saindo com a vitória. Fim de jogo: 70 x 64.
O destaque do Caxias Basquete foi Pedro, com 15 pontos, cinco rebotes e 2 assistências. Arthur contribuiu com 13 pontos, 6 rebotes e 2 assistências. Thiago Mathias teve mais um duplo-duplo, 10 pontos e 10 rebotes.
Após o duelo contra o Paulistano, o time gaúcho volta a jogar em casa. Opróximo jogo em Caxias do Sul será no sábado, dia 11 de março, às 17h , contra o Rio Claro, no ginásio do Sesi. Para essa partida, mulheres terão entrada liberada no ginásio.