Na véspera de mais um clássico, as atenções do torcedor do Juventude estão divididas neste momento. Um olhar está no Caxias, adversário direto na briga pela classificação às semifinais do Gauchão 2023. O outro olhar está mais distante. Está sobre quem comandará o clube no restante da temporada e, principalmente, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, após a saída do técnico Celso Roth. Aliás, o presidente Fábio Pizzamiglio admite que a direção não esperava a atitude do experiente treinador.
— Fomos pegos de surpresa no sábado de manhã. Tínhamos uma reunião marcada com a comissão e nessa conversa houve o pedido do Roth e a gente aceitou. Nem passava pela cabeça a mudança de comissão técnica, mas como isso aconteceu agora é remobilizar o grupo. Conversamos com os atletas no sábado e a cobrança tinha que acontecer. Os jogadores entenderam e estão comprometidos — garantiu o mandatário alviverde.
Os dirigentes do Juventude decidiram que só vão em busca do novo comandante técnico após o clássico desta segunda-feira, dia 27, no Estádio Centenário. Mas uma lista com vários nomes já está sendo observada.
— Temos uma lista grande de nomes. O perfil ainda tá pra ser definido. Estamos conversando e ainda não temos essa definição. É óbvio que esse resultado vai ajudar nesta definição porque acaba também tendo um aspecto psicológico diferente uma vitória no Ca-Ju — revelou Fábio.
Antigos nomes não estão descartados
Profissionais com passagens vitoriosas e acessos não foram descartados pelo presidente alviverde. Ao ser questionado se nomes como Lisca, Pintado, Marquinhos Santos e Antônio Carlos Zago faziam parte desta lista, o mandatário elogiou os profissionais.
— Nenhum nome é descartado. A gente tá formando está lista. Já é bem extensa e todos eles fizeram um ótimo trabalho no clube, tiveram acessos e não foram por nada né? Ninguém está descartado e a gente vai avaliar com carinho — avaliou o dirigente
Lisca é o treinador que deu início ao processo de reestruturação do Juventude. Em 2013, o técnico foi responsável por conquistar o acesso da Série D para a Série C, diante do Metropolitano-SC. Antônio Carlos Zago comandou o clube na campanha do acesso da Série C para a Série B, em 2016. Fora de casa, diante de 60 mil torcedores do Fortaleza-CE na Arena Castelão, o Verdão subiu após empatar em 1 a 1.
Já Marquinhos Santos foi o responsável por levar o clube à Série B do Campeonato Brasileiro em 2019. No jogo do acesso, o Verdão goleou o Imperatriz-MA por 4 a 0 no Alfredo Jaconi. Responsável por dar sequência ao trabalho de Marquinhos Santos em 2019, Pintado foi contratado pelo Juventude no ano seguinte para comandar a equipe na Série B. A excelente campanha do treinador levou o Verdão de volta à elite do Campeonato Brasileiro após 14 anos.
Dos quatro, apenas Pintado está treinando atualmente. O comandante dirige a Inter de Limeira no Paulistão. Lisca, Zago e Marquinhos Santos estão sem clube.