Ainda tentando esfriar a cabeça pela derrota polêmica diante do Ypiranga, em Erechim, o Juventude voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (6). A direção do clube faz duras críticas à Federação Gaúcha de Futebol pela atuação do árbitro Anderson da Silveira Farias, que teria dado dois pênaltis inexistentes, para os donos da casa, sendo responsável direto pelo resultado. Enquanto isso, os comandados de Celso Roth passam a treinar pensando no jogo contra o Grêmio, na quinta-feira (9), no Alfredo Jaconi. A partida válida pela sexta rodada inicia às 19h30min.
Para enfrentar o líder e invicto em casa, o Verdão tem duas boas notícias. O lateral-direito Dani Bolt e o volante Jean Irmer cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo no Colosso da Lagoa e retornam à equipe. Daniel Guedes e Wesley Hudson devem voltar para o banco de reservas.
A baixa deve continuar sendo o atacante Echaporã. O atleta passou pelo primeiro exame no joelho esquerdo, após deixar o gramado ainda na primeira etapa, na partida sobre o Avenida, pela quarta rodada do Estadual. O atleta passará por nova avaliação, mas a tendência é de que seja confirmada uma lesão ligamentar, que poderá tirar o atleta por um longo período dos gramados.
Sem Echaporã, Roth escalou David da Hora em Erechim. O atleta ainda não passou confiança ao torcedor de que pode ser o parceiro ideal de ataque com Rodrigo Rodrigues. Por isso, o atacante Daniel Cruz pode aparecer entre os titulares.
No meio-campo, outra dúvida está na utilização do esquema com quatro volantes. Diante de um time tecnicamente superior, como foi o caso do Inter, no Beira-Rio, na estreia, a formação deu certo. Durante a semana, o treinador poderá testar novamente a escalação que tem no meio o quarteto Jean Irmer, Mandaca, Emerson Santos e Jadson.
Outra possibilidade é o treinador manter o esquema vitorioso na partida diante do Avenida. Neste caso, o camisa 10 Fernando Boldrin seguiria no time e os volantes Emerson Santos e Jadson brigariam por uma posição.
O Juventude precisar somar pontos contra o Grêmio para não se distanciar dos quatro melhores da classificação do Campeonato Gaúcho. Com seis pontos, e apenas uma vitória, o alviverde caiu para o 8º lugar da competição.