Dez anos depois da última passagem pelo gramado do Estádio Alfredo Jaconi, o lateral-esquerdo Alan Ruschel está de volta ao Juventude. Natural de Taquara, o atleta de 33 anos se profissionalizou no clube alviverde, onde teve as primeiras oportunidades na carreira, sendo campeão da Copa Hélio Dourado, em 2012. Depois, ganhou os gramados do país atuando por clubes como Inter, Luverdense, Athletico-PR, Chapecoense, Cruzeiro e Londrina. Contudo, nada se iguala ao sentimento de estar voltando para a sua casa, o Jaconi.
— Vivi muitas lembranças boas aqui. Passei por momentos difíceis do clube também, mas é um sentimento único que estou sentindo aqui. Espero fazer uma história bacana, bonita. Eu não consigo nem expressar o que estou sentindo, algo muito legal e estou realmente feliz — declarou Alan Ruschel à TV Papo, do Juventude.
Ruschel chegou ao Juventude em 2008, vindo do Esportivo. O Jaconi foi literalmente a sua casa, pois morou no alojamento do verdão. Agora, ele espera retribuir a oportunidade dada no começo da carreira fazendo história dentro de campo.
— Momento único na minha vida e carreira. Cresci aqui nos alojamentos. Vivi boa fase de formação como ser humano aqui. E aqui me abriu as portas para o mundo do futebol. Então, voltar para o Jaconi, a minha casa, é sempre bom. Estou realmente feliz. Espero fazer uma história de conquistas. Por mais que eu torça pelo clube e seja juventudista de coração, a gente é profissional e precisa conquistar as coisas dentro do campo — contou.
Em 2017, o lateral passou por um período no Jaconi. Ele buscava recuperar a forma física depois do trágico acidente com avião da Chapecoense. Ruschel estava no voo que levava a delegação do time de Chapecó para Medellin, na Colômbia, onde disputaria a final da Copa Sul-Americana de 2016. O acidente vitimou 71 profissionais. Ruschel foi um dos sete sobreviventes.
RECOLOCAR O JU NA SÉRIE A
O torcedor do Juventude sofreu demais na temporada de 2022. Após quase ser rebaixado no Gauchão, o descenso para a Série B do Brasileirão foi inevitável. Ruschel quer escrever uma história diferente em 2023. Nesta temporada, ele defendeu as cores do Londrina na segunda divisão do país e conhece a competição. E a motivação é para recolocar o clube na elite.
—Expectativa de conquistas. Vim para ajudar. A gente precisa conquistar coisas boas aqui. Espero que a gente, primeiro, faça um grande Campeonato Gaúcho para dar a nossa cara já para o Campeonato Brasileiro, que é o mais importante. O clube estava na Série A e esperamos colocar o clube de novo, mas um passo de cada vez, ainda mais pela estrutura que eu vi, mudou demais — afirmou o lateral Alan Ruschel, que não esconde a ansiedade de entrar em campo com a camisa alviverde:
— Ansioso e espero que chegue logo os campeonatos para sentir novamente aquele friozinho aqui no Jaconi — finalizou à TV do clube.