Um dos maiores nomes masculinos no Judô Paralímpico no Brasil, Marcelo Casanova, subiu ao lugar mais alto do pódio neste domingo (11), em Edmonton, no Canadá, conquistando a tão sonhada medalha de ouro no Pan-Americano.
Lutando na categoria até 90kg da classe J2, o atleta do Clube Recreio da Juventude,de Caxias do Sul, venceu duas lutas por ippon, a pontuação máxima dada com um golpe. No caminho, Marcelo Casanova venceu os norte-americanos Rick Ties e Benjamin Goodrich.
O técnico responsável pelos treinamentos do atleta em Caxias do Sul, Giovani Cruz destaca a importância desta conquista frente ao caminho que o judoca está percorrendo para estar nas Paralimpíadas de 2024.
— É uma conquista inédita, que fecha com chave de ouro nosso ano e fazendo com que o Marcelo suba ainda mais no ranking mundial — afirmou o técnico.
A vitória coloca o judoca caxiense no top 5 do ranking mundial da categoria e encerra a temporada com grandes perspectivas dele estar nos próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados em Paris, em 2024.
No mês passado, Marcelo já havia conquistado a medalha de bronze por equipes e o quinto lugar individual geral no Mundial de Judô Paralímpico, disputado no Azerbaijão.