Os instantes finais do Juventude em sua segunda passagem pela elite do futebol nacional estão mais voltados para avaliações do que propriamente para a necessidade e urgência de vitória. Neste sábado (5), às 19h, a equipe alviverde encara o Goiás, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde novamente Celso Roth poderá testar possibilidades para 2023 e confirmar com seus próprios olhos opções que não renderam durante o ano que se encerra.
No primeiro turno, o duelo contra a equipe goiana foi tratado por muitos como o ponto de alerta para o risco de rebaixamento. Até então, em um confronto direto no Estádio Alfredo Jaconi, o Juventude - treinado por Umberto Louzer - teve a oportunidade de sair vencedor naquele 17 de julho, pela 17ª rodada. Além de pressionar e acumular chances, o Papo ainda desperdiçou um pênalti, aos 12 minutos do segundo tempo, com Ricardo Bueno.
Um turno se passou e o Goiás tenta confirmar vaga na Copa Sul-Americana, enquanto o Juventude se contenta se não tiver a lanterna confirmada nessa rodada. Se o Avaí vencer o Ceará ou a equipe alviverde perder em Goiânia, o último lugar ficará definitivamente com o time caxiense com dois jogos de antecedência.
Para o pensamento de 2023, Celso Roth ainda analisa peças do grupo atual que possam ter serventia na próxima temporada e que ainda não tenham vínculo com o clube. Porém, dificilmente alguém, além dos 11 atletas que já têm contrato para o ano que vem, seguirá no time. O duelo, para não ser só protocolar, pode representar a quarta vitória alviverde no Brasileirão e o primeiro triunfo no returno.