Após a eliminação na Série D, com a frustração do não acesso, a voz mais forte no Caxias foi do então presidente Paulo Cesar Santos, atual vice de futebol. Na época, depois da derrota de virada para o América-RN por 3 a 1, o dirigente afirmou que faltou no elenco jogadores com perfil vencedor, com experiência para não sentir a pressão de uma decisão.
Buscando corrigir este ponto, o departamento de futebol grená buscou nomes em outros mercados para ter jogadores com liderança e experiência. O clube ficou com apenas sete atletas do atual elenco, sendo cinco com status de titular e um das categorias de base.
Para a temporada 2023, o grupo passará por uma reformulação. João Corrêa, gerente de futebol do Caxias, revela o que foi priorizado na busca dos reforços, além da questão técnica.
— Priorizamos atletas com perfil de liderança, de histórico de ter passado por grandes equipes, de camisa, que tenha uma certa exigência, pois daqui a pouco em momentos mais decisivos necessita essa experiência. Além disso, personalidade dos atletas, vencedores e com DNA do clube. Nesse sentido, a gente vem buscando os atletas para formar a equipe — comentou o gerente grená.
A reformulação será em todos os setores. O técnico Thiago Carvalho terá novas opções em todas as posições. Por exemplo, nenhum zagueiro ficou para temporada 2023. Chegou ao fim o ciclo de Thiago Sales, após cinco anos no Estádio Centenário. No gol, André Lucas, atleta decisivo no mata-mata da Série D, renovou. Nas laterais, permanecem somente os jogadores Marcelo e Jonathan. No meio-campo, Marlon é o único remanescente. No ataque, Bustamante e Giovane Gomez possuem contrato.
A ideia do departamento de futebol é contar com um grupo de 25 jogadores de linha e mais quatro goleiros. O técnico Thiago Carvalho chegou na tarde de segunda-feira (14) a Caxias do Sul. No próximo dia 21, o elenco começa a pré-temporada visando o Gauchão, mas já na quinta-feira (17) os primeiros reforços iniciam a bateria de exames médicos.