A sina do torcedor do Juventude no Campeonato Brasileiro está prestes a acabar. Em um ano em que tudo tem dado errado para a equipe alviverde, encerrar a competição o quanto antes é até um alívio. Neste sábado (5), no antepenúltimo jogo desta passagem pela Série A, o time do técnico Celso Roth foi derrotado por 1 a 0 para o Goiás, fora de casa, com gol de Nicolas, ex-jogador do Caxias, tendo a lanterna matematicamente definida. Foi o 21º revés do Juventude no Brasileirão.
Na próxima quarta-feira (9), a despedida no Estádio Alfredo Jaconi será contra o Flamengo, às 21h30min. O encerramento da participação alviverde na elite será no próximo domingo, dia 13, contra o Ceará, em Fortaleza.
Precisando da vitória para encaminhar sua vaga na Copa Sul-Americana, o Goiás foi para cima do Juventude. A equipe gaúcha não conseguia controlar o jogo na marcação e cometia muitas faltas no entorno da sua área. Em uma delas, aos quatro minutos, Moraes derrubou Pedro Raul no semi-círculo da grande área. Na cobrança, porém, Dadá Belmonte tentou bater com curva por cima da barreira, mas Paulo Miranda fez o corte de cabeça.
O Juventude tentou a primeira chegada com um pouco mais de organização aos 10 minutos, quando Chico recebeu pela esquerda, cruzou e a defesa afastou parcialmente, mas Yuri parou na marcação na hora da finalização.
Mesmo melhor no jogo, o Goiás não conseguiu transformar o domínio da posse de bola em oportunidades claras. O Juventude, por sua vez, arriscava em lances esporádicos, como aos 23 minutos, quando Vitor Gabriel aproveitou cruzamento de Chico na cobrança de escanteio, chutou para o gol e o desvio na marcação mandou a bola novamente pela linha de fundo.
Aos 24, o Goiás armou rápido contra-ataque após a nova cobrança de escanteio do Juventude e Dadá Belmonte encontrou Pedro Raul livre pela esquerda da entrada da área. O vice-artilheiro do Brasileirão recebeu e não conseguiu o domínio preciso, dando tempo para a chegada da marcação alviverde.
Mas a grande chance do primeiro tempo foi do time da casa. Aos 31, Dadá Belmonte recebeu pela esquerda e fez cruzamento para o meio da área. O zagueiro Lucas Halter subiu mais alto que a defesa do Juventude e desviou de cabeça, mas a bola bateu no travessão e foi pela linha de fundo.
Na saída rápida de contra-ataque, o Juventude até criou uma situação de ataque. Aos 35, Moraes partiu em velocidade e foi derrubado por Diego na intermediária esquerda de ataque. Na cobrança da falta, no entanto, Chico bateu por cima da meta de Tadeu. Um primeiro tempo muito brigado mas de raras oportunidades claras na Serrinha.
Na etapa complementar, o desenrolar da partida começou muito parecido com o primeiro tempo. Com muita briga e pouca qualidade de lado a lado, o Goiás só conseguiu chegar aos sete minutos. Felipe Pires foi desarmado no ataque e Hugo avançou pela esquerda. Após limpar a marcação, o lateral passou para Marquinhos Gabriel, que finalizou completamente sem direção, desperdiçando boa chance.
O Juventude teve sua primeira chegada aos 14, quando Paulo Henrique cruzou da intermediária para Vitor Gabriel, que disputava espaço na área com a marcação. O centroavante até conseguiu se desvencilhar da defesa do Goiás, mas o cabeceio foi por cima.
Aos 17, Chico cobrou falta para o meio da área, Vitor Mendes conseguiu tocar de cabeça, mas Tadeu defendeu com firmeza e armou o contra-ataque. A jogada ofensiva do Goiás encontrou Pedro Raul, que limpou a marcação e chutou na rede, mas pelo lado de fora.
O Juventude até marcou primeiro. Aos 20, Chico cobrou escanteio para o meio da área e Paulo Miranda cabeceou para o meio. Vitor Gabriel fez o domínio, girou e finalizou para o gol. Porém, a árbitra Edna Batista observou o toque na mão do centroavante alviverde e anulou o lance.
O que era o melhor momento do Juventude no jogo, se transformou em vantagem do Goiás. Aos 36, Diego cruzou da direita na segunda trave, Nicolas, que acabara de entrar em campo, subiu mais alto que a marcação de Vitor Mendes e tocou de cabeça no canto esquerdo de César: 1 a 0 para o time da casa.
Na pressão para tentar o empate, o Juventude quase empatou no último lance da partida, aos 49 minutos. Após cobrança de escanteio de Capixaba, Paulo Miranda desviou no meio do caminho e Vitor Gabriel conseguiu o cabeceio cara a cara, mas Tadeu tirou o ângulo do centroavante e fez o milagre para garantir o triunfo do time da casa e a 21ª derrota do Papo no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Goiás 1x0 Juventude
Data: 5/11
Horário: 19h
Goiás
Tadeu; Auremir (Felipe Bastos,24/2º), Reynaldo, Lucas Halter e Hugo; Caio Vinícius (Luan Dias, 21/2º; depois Matheus Sales, 35/2º), Diego e Marquinhos Gabriel (Nicolas, 35/2º); Dadá Belmonte (Renato Júnior, 24/2º), Pedro Raul e Vinicius. Técnico: Jair Ventura
Juventude
César; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Paulo Miranda e Moraes (Rodrigo Soares, 42º/2º); Yuri (Elton, 30/2º), Jean Irmer, Jadson (Rafinha, 42/2º) e Chico (Capixaba, 34/2º); Felipe Pires (Ruan, 42/2º) e Vitor Gabriel. Técnico: Celso Roth
Gol: Nicolas (G), aos 36min do segundo tempo.
Arbitragem: Edina Alves Batista (FIFA-SP), auxiliado por Daniel Luis Marques (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP). Árbitro de vídeo (VAR): Adriano de Assis Miranda (SP).
Amarelo: Diego, Auremir, Luan Dias, Hugo (G), Moraes, Felipe Pires, Jean Irmer, Vitor Gabriel (J).
Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia-GO.