A missão do Caxias do Sul Basquete de chegar novamente para a disputa da Copa Super 8 - o torneio entre turnos do Novo Basquete Brasil - passa muito pelos jogos em casa. Depois de três partidas na competição, o time gaúcho acumula duas vitórias no Ginásio do Sesi, naqueles considerados confrontos diretos. A equipe do técnico Rodrigo Barbosa volta a jogar como mandante neste sábado (5), às 17h, contra o Cerrado-DF.
Na quinta-feira (3), o triunfo por 86 a 76 sobre o Brasília-DF foi de uma atuação consistente. Contra o outro time do Distrito Federal, a expectativa é de um confronto com características completamente diferentes.
— O time de Brasília é mais padronizado, existe um sistema de jogo muito montado e bem trabalhado. O Cerrado está com técnico americano, tem uma filosofia muito do jogo individualizado. Isso cria uma dinâmica diferente, porque os caras vão a qualquer momento e tu não sabes quando. O Cerrado é um time que joga muito nessa individualidade, muito no volume. Eles fizeram um jogo semana passada que arremessaram 52 bolas de três pontos. O grande diferencial é se conseguirmos ter uma boa defesa, esse sempre vai ser o nosso carro-chefe — avaliou Rodrigo Barbosa.
Um dos jogadores mais regulares do Caxias Basquete nesta temporada, Stefano Pierotti defendia o rival deste sábado na temporada passada. Apesar de ter permanecido o último ano na Capital Federal, o armador argentino não crê em muitas similaridades com o time que defendia no NBB anterior.
— Sou muito grato pelo Cerrado ter me dado a oportunidade de jogar lá, mas, para mim, vai ser mais um jogo. Sabemos que é um time totalmente diferente do que foi o ano passado. Tem o sistema defensivo e um treinador diferente — afirmou Stefano.
Diante do Brasília, Caxias do Sul fez o melhor período ofensivo até aqui no NBB, com 33 pontos no segundo quarto, e o melhor defensivo, sofrendo apenas oito no terceiro. Esse equilíbrio de um time que consegue transformar a marcação forte em eficiência ofensiva, com uma rotação mantendo o mesmo nível durante o jogo, é um diferencial para conseguir um bom aproveitamento na temporada.
— Com certeza, a rotação influi muito. Você olha ali e tem seis jogadores com mais de 10 pontos. Temos muitas opções ofensivas e temos que resgatar esse terceiro quarto que defendemos muito bem, deixamos o time deles só com oito pontos. É levar isso para frente, tentar pegar as melhores coisas e continuar trabalhando nesse sentido — analisou o armador.
Os ingressos para a partida contra o Cerrado estão à disposição no site Minha Entrada, através desse link. A partida não tem previsão de transmissão por imagem. A Rádio Caxias anuncia a cobertura da partida.