O primeiro jogo do interino Lucas Zanella no comando do Juventude foi de um ânimo diferente. Na noite desta terça-feira (4), no Estádio Alfredo Jaconi, o time alviverde encarou o Corinthians, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Praticamente rebaixada, a equipe gaúcha conseguiu fazer uma boa partida contra o Timão e buscou o empate por 2 a 2.
Depois de sair atrás do marcador no primeiro tempo, com gol de Giuliano no primeiro tempo, o Juventude empatou com Oscar Ruiz. Após Yuri Alberto recolocar os paulistas na frente, Pitta deu números finais no Jaconi. Na próxima segunda-feira (10), na Vila Belmiro, o adversário será o Santos, novamente com Zanella no comando.
O começo da partida foi de uma tentativa de imposição do Juventude no Jaconi. Com o jovem Rafinha confiante, o Papo conseguia segurar o Corinthians. E foi do camisa 30 alviverde a primeira oportunidade clara da partida. Jadson criou boa jogada pela direita, cruzou para o meio da área e Rafinha bateu com estilo, buscando o canto esquerdo de Cássio, mas a bola foi pela linha de fundo.
A primeira chegada dos visitantes veio aos 12. Renato Augusto cruzou para a área após cobrança curta de escanteio, Yuri Alberto desviou com o biquinho da chuteira, mas a bola saiu para fora.
A partir desse momento, o Corinthians começou a ter maior controle da partida. E o resultado desse domínio veio aos 23. Fábio Santos cruzou da esquerda, Moraes não conseguiu fazer o corte definitivo e a bola bateu em Gustavo Mosquito e sobrou para Giuliano, que com oportunismo fez o giro e empurrou para as redes: 1 a 0 para o time paulista.
Depois de um período sem conseguir criar, o Juventude chegou com muito perigo aos 41. Capixaba avançou pela direita e passou para Rafinha. O atacante finalizou de perna direita e a bola explodiu na trave esquerda de Cássio antes de ir pela linha de fundo.
Com um princípio de vaias e alguns aplausos, o Juventude foi para os vestiários em desvantagem.
No intervalo, Zanella tirou Rafinha, destaque alviverde no primeiro tempo, para colocar Oscar Ruiz. E foi o atacante paraguaio quem deu a igualdade logo no primeiro minuto da etapa complementar. O camisa 11 interceptou Raul Gustavo e passou para Pitta. A defesa do Corinthians cortou e a bola sobrou para Ruiz, que finalizou sem chances para Cássio: 1 a 1 com a estrela do interino alviverde na mudança.
A virada quase veio aos três. Em novo contra-ataque puxado por Ruiz, Jadson recebeu e carimbou a defesa alvinegra, com Capixaba aproveitando o rebote e chutando, mas a bola bateu nas costas de Fábio Santos e foi pela linha de fundo.
Quando o Juventude parecia melhor no jogo, Yuri Alberto encontrou um belo chute. Aos nove, Mateus Vital conseguiu roubar a bola de Chico e a sobra ficou com o atacante, que da intermediária finalizou no canto esquerdo baixo de César, que não alcançou: 2 a 1 para o Timão.
Mas a vantagem dos visitantes durou pouco. Aos 15, Oscar Ruiz conseguiu recuperar a bola de Mosquito dentro da área e tocou para Pitta finalizar no canto esquerdo de Cássio para recolocar a igualdade no placar: 2 a 2 no movimentado segundo tempo no Jaconi.
Aos 30, o Corinthians quase retomou a frente do placar. Gustavo Mosquito cruzou, Fábio Santos cabeceou e o goleiro Cesar espalmou por cima do gol. Aos 35, Fagner cruza para a área, Gil cabeceia e a bola bate no braço de Jean Irmer. Porém, o VAR percebeu impedimento do jogador do time paulista no início da jogada e o pênalti não foi marcado.
O Alvinegro seguiu na pressão, e, aos 38, Gustavo Mosquito finalizou na trave de César após jogada pelo lado esquerdo. Até o final, o Juventude buscou a virada, mas o 2 a 2 foi o suficiente para mostrar que o Juventude não era tão limitado como se apresentou durante boa parte da temporada.
Ficha técnica
Juventude 2x2 Corinthians
JUVENTUDE
César; Rodrigo Soares (Paulo Henrique, 31/2°), Paulo Miranda, Thalisson e Moraes; Elton (Jean Irmer, 33/2°); Capixaba (Ruan, 20/2°), Jadson (Tota, 20/2°), Chico, Rafinha (Oscar Ruiz, int.); Isidro Pitta. Técnico: Lucas Zanella (interino)
CORINTHIANS
Cássio; Bruno Méndez (Fagner, 26/2°), Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz (Adson, 26/2°), Renato Augusto (Cantillo, int.) e Giuliano; Gustavo Mosquito, Róger Guedes (Mateus Vital, int.) e Yuri Alberto. Técnico: Vitor Pereira
Gols: Giuliano (C), aos 23min do primeiro tempo. Oscar Ruiz (J), a 1min, Yuri Alberto (C), aos 9min, Isidro Pitta (J), aos 15min, no segundo tempo.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA), auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira (trio do RJ). VAR: Wagner Reway (PB).
Cartões amarelos: Gil, Adson (C), Ruan (J).
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.