Um time que pensa no futuro precisa também de jovens com potencial para serem suporte no presente. Para a temporada 2022/2023, o Caxias do Sul Basquete montou um grupo de atletas promissores para auxiliar na campanha do Novo Basquete Brasil (NBB), podendo ajudar nos treinamentos, mas também em condições de entregar algo diferente no decorrer da competição.
Ao contrário de outros anos, onde os jovens tinham um déficit muito grande em relação ao grupo principal, o elenco que disputou a última Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB) está mais cascudo. Dos seis "meninos", quatro têm pelo menos seis jogos em edições anteriores de NBB - apenas os pivôs Vitor Borges, 19 anos, e Brayan, 16, não jogaram na principal competição do país.
O mais experiente é o ala/armador Gabrielzinho, 21 anos. Após uma temporada no Vasco e três no Brasília, o jogador acumula 76 jogos no NBB. O mais velho é Jamison Jr., que completa 22 anos em dezembro. Campeão da LDB do ano passado com o Pinheiros-SP, ele estava no grupo principal do clube paulista nos dois últimos anos - com 18 aparições na elite. Os dois foram reforços para a Liga de Desenvolvimento e devem acrescentar muito no time comandado por Rodrigo Barbosa.
— Caxias é um projeto incrível, os caras são muito empenhados. Estamos com um grupo muito bom, todo mundo na pegada, em condições individuais e coletivas. Eu preciso de tempo de jogo, da experiência que os caras do adulto vão passar, para que eu possa colaborar com o time e todo mundo sair feliz com uma boa temporada — disse Jamison, explicando os motivos que o fizeram aceitar a proposta de Caxias do Sul:
— Envolve muito minutagem, quanto tempo você vai jogar, se vai ter oportunidade de desenvolver o seu jogo, sua maturidade individual. Caxias foi um projeto que me agradou muito em relação a isso, como os caras tratam em perspectiva de jogo, de campeonato.
Os remanescentes do ano passado são o armador Elias, 21 anos, e o ala Shaw, 19, que precisaram ser utilizados em diversos momentos na última temporada por conta das lesões e da covid-19 no grupo de jogadores. Com um ano a mais de experiência e vindos de uma boa participação na LDB, os dois tendem a crescer ainda mais na temporada que começa na sexta-feira (21), às 20h, contra o União Corinthians-RS, no Ginásio do Sesi.
— Eu acho que com o tempo vamos ganhando mais confiança, vamos aprendendo mais o jogo, e com isso vamos ganhando mais minutos, vamos evoluindo a cada dia. E é importante jogar mais, entrar mais nos jogos, e isso vai gerando mais confiança — analisou Elias, valorizando a continuidade e o ritmo adquirido na Liga de Desenvolvimento:
— Agora temos seis atletas de LDB, e também para o nosso desenvolvimento, que já chegamos mais prontos para o time profissional. Quando temos uma estrutura boa, com atletas bons, conseguimos trabalhar melhor e dar essa sequência boa no NBB.
Confiança e experiência
Com a experiência de quem venceu a LDB, Jamison sabe o quanto o ritmo da competição sub-22 auxilia no início do NBB:
— Trazemos um pouco de ritmo para os caras adultos, até pelo fato de lá ser mais correria, um jogo menos cadenciado. E nos deixa mais cascudos. Coisas que não vamos poder talvez fazer num jogo de adulto, forçar uma bola ou outra, chutar uma bola de três, era que algo que fazemos na LDB. Mas isso gera confiança para mostrar personalidade no jogo do adulto.
Os meninos de Caxias do Sul querem mostrar seu potencial e sabem que isso pode representar uma boa sequência profissional. A partir da forma como as coisas são trabalhadas na equipe gaúcha, e de como o grupo abraça esses jovens, esse caminho pode se tornar ainda mais direto:
— Ajuda muito, fica mais fácil, porque se torna uma família. E no dia a dia as coisas ficam mais leves, você tem mais acessibilidade aos caras, consegue conversar como irmão mesmo, e as coisas de quadra se resolvem de uma maneira mais fácil quando se tem esse entrosamento e essa intimidade — concluiu Elias.
OS MENINOS DO CAXIAS BASQUETE
:: Elias, 21 anos, 1m89cm
Armador
12 jogos no NBB 2021/2022
21 jogos na LDB em duas temporadas
:: Gabriel Santos (Gabrielzinho), 21 anos, 1m87cm
Ala/armador
76 jogos no NBB em quatro temporadas
21 jogos na LDB em duas temporadas
:: Shaw, 19 anos, 1m96cm
Ala
6 jogos no NBB 2021/2022
21 jogos na LDB em duas temporadas
:: Jamison Jr., 21 anos, 1m97cm
Ala/pivô
18 jogos no NBB em duas temporadas
51 jogos na LDB em quatro temporadas
:: Vitor Borges, 19 anos, 2m03cm
Pivô
11 jogos na LDB 2022
:: Brayan, 16 anos, 2m03cm
Pivô
9 jogos na LDB em duas temporadas