Fundado em 1929, o Gramadense tem em 2022 uma temporada especial. Afinal de contas, ela está marcada como o período onde o clube, quase centenário, fez sua estreia no futebol profissional. Depois de uma boa primeira participação na Terceirona Gaúcha, no primeiro semestre, o time de Gramado inicia sua caminhada na Copa FGF neste domingo (18).
O Gramadense, comandado pelo técnico Júlio Santos, ex-zagueiro de clubes como Caxias, Ypiranga e Novo Hamburgo, estreia na Copa FGF fora de casa, contra o Garibaldi, às 15h, no estádio Alcides Santarosa. Coincidentemente, as duas equipes também se enfrentaram na primeira e última rodadas da Terceirona Gaúcha deste ano, com vitórias do clube de Gramado.
— A expectativa é grande, já que a gente fez uma boa Terceirona. A expectativa também era muito boa para ver como os meninos iriam se comportar, e eles se comportaram muito bem. Agora é trabalhar com essa estreia. Uma estreia difícil, contra o Garibaldi, novamente. Vamos fazer de tudo para que a gente se classifique e consiga passar a primeira fase e ficar entre os quatro. Isso já seria histórico para o Gramadense — projeta o técnico Júlio Santos.
Assim como o Gramadense, 2022 é o ano onde o técnico Júlio Santos fez sua estreia como comandante de uma equipe profissional. Sob seu comando na primeira participação do clube na Terceirona Gaúcha, o time conquistou a classificação às quartas de final, ficando na segunda colocação do grupo B, com 12 pontos. Na fase seguinte, o time acabou sendo eliminado para o Monsoon.
O Gramadense está no grupo B da Copa FGF - Troféu Tarciso Flecha Negra. Os adversários do clube de Gramado na primeira fase serão Brasil-Fa, Glória, Garibaldi, São Luiz e Atlético Carazinho.