O dinamismo do futebol proporciona experiências efêmeras dentro de campo. A vitória de hoje pode ser a derrota de amanhã. Para um jogador do Juventude, em especial, esse pensamento pode ser aplicado. O atacante Capixaba está há dois anos no Estádio Alfredo Jaconi e, neste período, participou dos acessos seguidos da Série C para a elite do futebol brasileiro. No entanto, na atual temporada tem vivido a triste situação de rebaixamento com a equipe alviverde.
Faltando 11 rodadas para encerrar o Brasileirão, o Ju está virtualmente rebaixado. O time não reage e o rebaixamento parece inevitável. Até o momento, o Juventude soma apenas 19 pontos e ocupa a lanterna da competição. De 2019 para cá, é o pior momento do clube, que subiu na Série C, depois em 2020 na B e no ano passado conseguiu a permanência na elite nacional.
— Nesses anos que estou aqui é o momento mais adverso, mas o que eu tenho pregado para os meus companheiros é a lealdade. Temos que ser leal ao trabalho, ao clube, aos torcedores e ao nosso sonho. Então, tem que ser no dia a dia e a cada jogo. É uma situação complicada, com resultados que não chegam, mesmo com boa preparação. Temos que ser leal ao que acreditamos e trabalhamos para retomar — comentou Capixaba, que relembrou o acesso à Série A em 2021:
— Eu vivi momentos muito especiais aqui. Conquistamos o acesso, 14 anos depois o clube voltou para a Série A, mas trabalhamos com o agora. Está difícil, mas nós acreditamos que ainda pode retomar uma série de resultados. O grupo está focado no agora.
Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o Fluminense, na quarta-feira (28), às 19h, no Estádio Maracanã. O confronto contra o terceiro colocado na tabela de classificação do Brasileirão servirá para o Verdão acabar com a sequência de oito jogos sem vitória.
— Essa semana mais longa é importante para nós. Sabemos que temos coisas a acertar, apenas de ter feito um bom jogo contra o Fortaleza. Temos coisas a ajustas. Vamos aproveitar bem a semana mais aberta para fazer um grande jogo no Rio de Janeiro. Temos consciência que podemos montar uma boa estratégia para sairmos com o resultado positivo — finalizou Capixaba.
Os jogos restantes para o Juventude no Brasileirão
- Fluminense (fora)
- Athletico-PR (fora)
- Corinthians (casa)
- Santos (fora)
- Atlético-GO (casa)
- São Paulo (casa)
- Atlético-MG (fora)
- Coritiba (casa)
- Goiás (fora)
- Flamengo (casa)
- Ceará (fora)