Independente do resultado, o dia 17 de setembro ficará marcado para a jovem atleta Maria Clara Preuss, 16 anos. Será a primeira vez que uma atleta de natação do Recreio da Juventude irá participar de um campeonato adulto, e não será qualquer prova. É o Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno – Troféu José Finkel, um dos mais tradicionais do país.
A competição iniciou na última terça-feira (13), nas piscinas do Complexo Aquático Santos Dumont, em Recife-PE. Para a jovem, que competirá nos 200m peito, a ficha ainda não caiu.
— É tudo muito novo para mim. É meu primeiro campeonato neste nível. Eu fico muito feliz de poder disputar com grandes nomes da natação brasileira, que já são medalhistas do Mundial. Agora viraram minhas rivais. Mas os meus colegas de treino me incentivam muito. Estou sendo muito motivada e eles ficam felizes com as minhas conquistas, e eu com as deles — declarou a nadadora ao programa Show Dos Esportes da Rádio Gaúcha Serra.
Maria Clara analisa ser um momento único para adquirir novas experiências. Neste ano, ela também esteve na Gymnasiade, na França, onde nadou o Mundial Escolar. Foi a primeira vez também que o Recreio da Juventude teve um atleta convocado para esse nível de evento.
— Consegui a vaga na Gymnasiade em uma seletiva em Aracaju-SE. Ganhei a prova dos 200m peito, fiquei em terceiro nos 100m e quarto nos 50m. Era um Campeonato Brasileiro, mas fui representando a minha escola. Competi com grandes nomes da natação. Foi a minha primeira vez na seleção brasileira — recorda a nadadora.
A atleta do Recreio da Juventude começou a nadar aos quatro anos. Na equipe competitiva, está desde os nove. Maria Clara conta que dedica muito tempo para a natação e pratica o esporte com prazer. Ela chegou a pensar em mudar de cidade, mas a vinda do técnico Régis Mencia a fez mudar de planos.
TREINADOR VALORIZA PARTICIPAÇÃO INÉDITA
Até sábado, a capital pernambucana recebe os maiores nadadores do Brasil. A projeção é que saltem das plataformas mais de 350 competidores de 61 equipes. São 17 estados brasileiros, além de representantes de duas seleções nacionais, Paraguai e Argentina. O treinador Régis Mencia valoriza a primeira participação de uma atleta neste nível de competição.
— A Maria Clara obteve esse índice em uma das competições que participou. É um índice bem forte para a categoria adulta. Mesmo com 16 anos de idade, ela conseguiu obter. Para o clube é uma meta importante, representando todo esse trabalho. É importante essa primeira participação em um evento nacional — contou Mencia.
As provas em Pernambuco também servem de seletiva para a formação da equipe da Seleção Brasileira de Natação que irá disputar o Mundial de Piscina Curta do final do ano, em Melbourne, na Austrália.
— O Brasil conquistou o título deste evento em 2014, no Catar. Desde então, tem uma tradição forte em piscina curta. O índice é bem forte. A Confederação Brasileira já investiu em outros eventos, e dentro da verba foi colocado o índice do quinto tempo do último Mundial — explicou o treinador.
A jovem viaja nesta quinta-feira (15) para Pernambuco. Na sexta, ela irá realizar dois treinos. A prova da nadadora, os 200m peito, será no sábado pela manhã.