A inacreditável eliminação do Caxias para o América-RN, nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, fez com que uma incrível coincidência se revelasse. Nas quatro vezes em que chegou até o jogo do acesso para retornar à Terceira Divisão nacional, a equipe grená sofreu três gols na partida decisiva.
Neste domingo (28), o América-RN fez 3 a 1 na Arena das Dunas, em Natal-RN, após o time grená sair na frente e tendo a vantagem de ter vencido por 1 a 0 no Estádio Centenário. O terceiro gol saiu aos 48 minutos do segundo tempo, o que impediu que o Caxias levasse a decisão para os pênaltis.
Em 2021, também em Natal-RN, foi o ABC quem fez três no Caxias. Depois de um 0 a 0 na Serra Gaúcha, o time potiguar fez 3 a 0 no Estádio do Frasqueirão. Thiago Sales, contra, Wallyson e Negueba marcaram para o time da casa e deixando mais uma vez o time grená pelo caminho.
Um cenário parecido com o desse ano - mas não tão cruel -, foi em 2019. O Caxias venceu o Manaus por 1 a 0 no Centenário, com direito a pênalti perdido por Rafael Gava. Na Arena da Amazônia, o time da casa fez com Rossini, em duas oportunidades, e Matheus Oliveira, todos os gols no segundo tempo, fazendo o 3 a 0 e decretando novo revés grená.
Na primeira vez em que teve a chance de voltar para a Série C, em 2017, o Caxias teve o revés em casa. Depois de perder para o Treze por 1 a 0 em João Pessoa-PB, o time do técnico Luiz Carlos Winck chegou a sair na frente no Centenário, com gol de Júnior Alves, aos 16 minutos do primeiro tempo. Porém, ainda antes do intervalo Brumatti empatou, com Coppetti e Dede virando na etapa complementar para fazer o 3 a 1 - mesmo placar de 2022.
Em quatro oportunidades, são 12 gols sofridos no jogo mais importante de cada uma temporada — sendo 11 deles nos segundos tempos das partidas. Fatores técnicos, emocionais ou até inexplicáveis. A realidade é que o Caxias, mais uma vez, frustrou seu torcedor na hora da decisão.