O Juventude que entra em campo neste sábado (6), contra o América-MG, terá uma formação sem tantos jogadores com características de marcação. Para o duelo da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Alfredo Jaconi, o técnico Umberto Louzer confirmou a ideia de ter Marlon e Chico como "dupla de volantes", por mais que os atletas sejam de origem de funções mais ofensivas no meio-campo.
Na avaliação do treinador, o seu time ganha em mobilidade com um setor mais leve e consegue se adaptar mais ao estilo de atuação dos comandados de Vagner Mancini.
- Entendemos que é preciso ter um equilíbrio para enfrentar o América. Sabemos da importância do jogo, mais um (confronto) direto dentro da nossa casa. O América joga muito bem fora de casa. Uma equipe muito veloz e com a intensidade muito alta. Temos que saber duelar, vencer esses tipos de duelos - explicou Louzer, aprofundando a ideia de time com maior movimentação:
- Optamos por essa equipe para que tenhamos esse perfil nesses atletas, mas também não perder o nosso jogo de movimentações. Você precisa se movimentar bastante, gerar esse desequilíbrio no sistema defensivo do adversário, criar um mecanismo para otimizar os espaços que acreditamos que vamos gerar para criarmos a possibilidade de finalizações e, consequentemente, o gol.
O treinamento que definiu a equipe que inicia a partida ocorreu na manhã desta sexta-feira (5), no CT da equipe alviverde. A única novidade em relação ao time que havia trabalhado no dia anterior foi a entrada de Pegorari no lugar de César.
No ataque, Louzer também garantiu a presença de dois centroavantes, com Isidro Pitta e Vitor Gabriel se revezando nas funções ofensivas.
- São dois atletas potentes, que atacam bastante o espaço e têm também jogo de aproximação, Vitor até mais com um jogo de pivô o Pitta é um jogador que gosta dessas pequenas diagonais para gerar esse desequilíbrio, principalmente pros dois zagueiros. A ideia central é termos dois jogadores com mobilidade (Bruno Nazário e Oscar Ruiz) e dois de força, que têm esse ataque ao espaço e que consigam ter um preenchimento melhor de área - detalhou o treinador.
A não ser que ocorra alguma situação anormal até a hora da partida, o Juventude começa o confronto com: Pegorari, Rodrigo Soares, Thalisson, Paulo Miranda e Moraes; Marlon, Chico, Bruno Nazário e Oscar Ruiz; Isidro Pitta e Vitor Gabriel.