O Caxias encerrou a preparação antes da viagem para o jogo decisivo pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro na manhã desta quinta-feira (25), no Estádio Centenário. A equipe viaja no final da tarde para Natal-RN, onde encara no domingo (28) o América-RN, na Arena das Dunas, às 16h. Após ganhar por 1 a 0 na Serra, o Grená tem a vantagem do empate para subir.
O trabalho na casa grená foi com portões fechados, mas o técnico Thiago Carvalho confirmou que o lateral-esquerdo Rafael Furlan será o titular no Rio Grande do Norte - o que já era esperado. O atleta substitui o suspenso Rennan Siqueira, que recebeu cartão vermelho na partida de ida.
— Não gosto de improvisar se tenho jogador da posição. Ele vem há três meses treinando e já foi titular em algum momento também. Tem toda a nossa confiança, tem personalidade, é um bom jogador e tenho certeza que está bem tranquilo para o jogo — avaliou Carvalho.
Depois do primeiro enfrentamento entre as equipes, o treinador agregou a sua ideia de montagem da estratégia para o jogo da volta o fato de seus jogadores terem um entendimento maior do que o rival é capaz. Esse ponto, somado ao que já tinha sido previsto pela comissão técnica, pode fazer ainda mais diferença para a decisão.
— Quando você enfrenta o adversário, tem mais facilidade para a leitura. Mas tudo o que foi treinado e visto antes, aconteceu. Só que não aproveitamos da maneira que planejamos e do que eu acredito. É meu papel durante a semana, em treinamento e em vídeo, poder confirmar tudo que já foi feito na semana passada, mostrar para eles, porque o atleta precisa ver. Eu sei que no jogo é tudo mais rápido, vem pressão, é jogador te marcando, você precisa tomar decisões rápidas e não é tão fácil, então faz parte do meu trabalho direcionar os atletas para tomar a melhor decisão. Quando você enfrenta o adversário e pode ter um vídeo que você consegue orientar melhor, é importante. Espero muito que aproveitemos tudo que que foi passado.
Mesmo com a margem mínima construída na partida de ida, Thiago Carvalho trabalhou a semana para que o time para não pensar no 1 a 0 do Centenário. Para o treinador, a vantagem precisa ser considerada somente se necessário:
— Ela é muito boa, e é legal estar conosco, mas, se precisar, é para usar no final do jogo. Para mim funciona desse jeito, não consigo ver diferente, achar que com 1 a 0 vamos entrar lá para marcar. Não é coisa que gosto e que vou pregar aqui dentro. É ao contrário, quero ganhar o jogo. E para ganhar, temos que ser agressivos, não tem que deixar o América jogar, e jogar em cima do América, tudo que tentamos fazer desde quando chegou aqui.
O Caxias parte do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, às 17h25min desta quinta-feira. Antes disso, por volta das 16h, é aguardada a concentração da torcida no aeroporto para o apoio final à equipe antes do embarque. O time realiza treinamento em Natal na sexta-feira e no sábado, véspera da partida.