A campanha do Juventude na Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 tem sido abaixo do esperado. Na zona do rebaixamento em 18 das 21 rodadas da competição, a equipe alviverde já está há seis pontos do primeiro time fora do Z-4.
Depois da derrota por 1 a 0 para o América-MG no sábado (6), os comandados do técnico Umberto Louzer terminaram a quinta rodada na lanterna da competição. Esse número aumentará em pelo menos uma rodada a mais, pois o Atlético-GO, penúltimo na tabela, esta quatro pontos a frente.
Entre os vários problemas que o Juventude apresenta na competição, o grande número de pontos desperdiçados contra os times da segunda página da tabela. Entre eles, vários confrontos no Estádio Alfredo Jaconi, como no revés diante do Coelho no último fim de semana.
Foram cinco derrotas contra equipes que estavam abaixo do 10º lugar - Atlético-GO (que estava em 16°), Cuiabá (era o 11°), Santos (também estava em 11°), além de perder duas vezes para o América-MG, que havia sido derrotado na estreia e aplicou um 4 a 1 no Papo na segunda rodada, além do 1 a 0 do último sábado, quando o time mineiro entrou em campo em 13°, saiu vitorioso e foi para a 9ª colocação.
Por outro lado, as três vitórias alviverdes foram contra times que estavam ou estão na segunda página. Quando ganhou do Avaí, o time catarinense ocupava uma surpreende quarta colocação, mas já está desde a sétima rodada abaixo do nono lugar e atualmente é o primeiro time fora do Z-4. O atual terceiro colocado Fluminense, quando derrotado no Jaconi, estava em 11°. O mais recente triunfo, diante do Ceará, foi contra um rival que também ocupava o 11° lugar.
Somam-se a estes resultados os quatro empates: contra Fortaleza (que era o lanterna), Coritiba, quando chegou a abrir 2 a 0 no Couto Pereira diante do então 12°, Goiás, que ocupava a mesma posição quando segurou o 0 a 0 no Jaconi, e o Botafogo, que estava em 11°.
O Juventude somou apenas 13 pontos dos 33 disputados nestes confrontos, com um aproveitamento de 39,3%. A sequência alviverde prevê dois jogos contra rivais da parte de baixo da tabela: diante do Cuiabá (18°), no próximo sábado (13), na Arena Pantanal, e contra o Botafogo (12°), no Estádio Alfredo Jaconi, dia 21.
Além desses dois jogos, o Juventude terá outros sete jogos contra equipes que estão nesta rodada a partir do 11º lugar: Avaí (16°), Fortaleza (17°), Atlético-GO (19°), São Paulo (11°), Coritiba (15°), Goiás (13°) e Ceará (14°).
Só nessas partidas, serão 27 pontos em disputa. Para evitar um cada dia mais provável rebaixamento, desperdiçar o mínimo possível contra esses rivais é condição básica para o Juventude.
Confrontos diretos do Juventude contra times da segunda página da tabela até agora:
2ª rodada
América-MG 4x1 Juventude
3° rodada
Juventude 0 x 1 Cuiabá
4ª rodada
Botafogo 1x1 Juventude
6ª rodada
Avaí 1x2 Juventude
8ª rodada
Fortaleza 1x1 Juventude
9ª rodada
Juventude 1x0 Fluminense
13ª rodada
Juventude 1x3 Athletico-PR
16ª rodada
Coritiba 2x2 Juventude
17ª rodada
Juventude 0x0 Goiás
19ª rodada
Juventude 1x0 Ceará
21ª rodada
Juventude 0x1 América-MG