Se o Juventude precisava mostrar uma nova atitude para buscar a recuperação no returno do Campeonato Brasileiro, a primeira amostra veio neste domingo (24). Jogando no Estádio Alfredo Jaconi, a equipe alviverde conquistou uma importante vitória sobre o Ceará, por 1 a 0, e encerra a primeira parte da Série A com 16 pontos conquistados.
O gol de Isidro Pitta, aos 20 minutos do segundo tempo, fez com que os comandados do técnico Umberto Louzer deixassem momentaneamente a lanterna da competição. Agora, serão 19 jogos para que o Juventude lute contra o rebaixamento. O primeiro deles é no próximo domingo (31), contra o Bragantino, no interior paulista.
Logo nos primeiros lances da partida, o Juventude tentou pressionar o adversário na saída de campo. Aos dois minutos, o time da casa teve escanteio da direita e a bola chegou até Pitta, dentro da grande área. O centroavante dominou, mas a finalização saiu sem tanta força e João Ricardo defendeu.
Aos oito, Bruno Nazário cobrou a falta na barreira, mas no rebote Moraes arriscou e quase surpreendeu o goleiro do Ceará, que precisou se esticar para dar o tapa para a linha de fundo. Em suas primeiras ações ofensivas, o Ceará avançou em contra-ataque pela esquerda, aos 12, e Mendoza chutou cruzado, com desvio da marcação mandando a bola para escanteio. Aos 19, após levantamento para a área, Cleber cabeceou, a sobra ficou para Vina e Richard arriscou, mas a bola saiu à esquerda do gol de Felipe Alves.
Com as criações de Bruno Nazário, o Juventude tentava sair tocando e construir as jogadas também pelo meio do campo. Por outro lado, o Ceará buscava os contra-ataques e forçava o sistema defensivo alviverde. Com isso, apesar de estar sempre rondando a área rival, o Papo não conseguia transformar o domínio em gol. Aos 41, após jogada construída pela direita, Rodrigo Soares cruzou e Moraes apareceu pela esquerda para cabecear, mas João Ricardo fez a defesa e segurou o 0 a 0 no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, Louzer colocou Chico no lugar de Edinho. Com isso, o Juventude tentou uma saída mais qualificada para o ataque. Ainda assim, o Ceará acenava que poderia ir para cima no Jaconi. Mas a primeira chance foi de fato alviverde, aos 12 minutos. Em contra-ataque rápido, Vitor Gabriel - que entrou no lugar de Bruno Nazário - desviou de cabeça no meio-campo e Paulo Henrique avançou com liberdade. Ao entrar na área e com a chegada da marcação, puxou para a canhota e finalizou, com João Ricardo salvando o Vozão.
Na resposta cearense, aos 15, Vina cobrou falta fechada e Felipe Alves deu um tapa para salvar. Depois, aos 17, Moraes perdeu no meio campo e Vásquez avançou, tabelou com Cleber e finalizou após recebe a bola de volta, mas o goleiro do Ju defendeu.
Quando os visitantes estavam mais audaciosos, veio o gol alviverde, aos 20. Rodrigo Soares, após jogada pela direita, levantou para a área e Isidro Pitta, no meio da marcação, tocou de cabeça para o fundo das redes, no cantinho: 1 a 0 Juventude para o delírio do Jaconi.
Com a vantagem, o Juventude precisou controlar o ímpeto do rival, que foi para cima em busca do empate. Aos 35, Bruno Pacheco recebeu livre pela esquerda, finalizou, mas mandou para fora. Depois, num abafa, o Ceará tentou a igualdade. Mas incentivado pelos Jaconeros, o Papo conseguiu segurar a vitória importantíssima na luta contra o rebaixamento.
Ficha técnica
JUVENTUDE
Felipe Alves; Rodrigo Soares, Thalisson Kelven, Paulo Miranda e Moraes (William Matheus, 28/2°); Elton, Marlon (Yuri, 36/2°), Paulo Henrique (Capixaba, 36/2°)e Bruno Nazário (Vitor Gabriel, 10/2°); Edinho (Chico, int) e Isidro Pitta. Técnico: Umberto Louzer
CEARÁ
João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard (Lindoso,32/2°), Richardson (Diego Rigonato, 26/2°) e Vina (Fernando Sobral, 32/2°); Lima (Vásquez, 15/2°), Mendoza e Cléber (Matheus Peixoto, 26/2°). Técnico: Marquinhos Santos
Gol: Pitta (J), aos 20min do segundo tempo.
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG), auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA). VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões amarelos: Richard, Vásquez, Luiz Otávio (C), Vitor Gabriel (J).
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.