Da capital brasileira do vinho, honrando o esporte do Sul. Esse é o Esportivo representado nas primeiras frases do seu hino. O time de Bento Gonçalves quer honrar sua história e representar a Serra Gaúcha com mais um acesso à elite do futebol gaúcho. Neste domingo (10), às 15h, a equipe do técnico Carlos Moraes enfrenta o Lajeadense, no estádio Alviazul, em Lajeado.
O Esportivo, tu és cinquentenário. Sabes lutar, sabes vencer. Em mais uma parte do seu hino, o clube de Bento Gonçalves não precisa nem ganhar para sair com a vaga na elite do Gauchão e na final da Divisão de Acesso. Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0, um empate basta para confirmar o objetivo. Esse é o sonho da cidade, do clube e dos apaixonados torcedores alviazuis.
— 90 minutos nos separam da Primeira Divisão do Gauchão. Cidade e torcida mobilizadas, todos num só ideal. Estaremos em Lajeado para empurrar o Esportivo à Primeira Divisão. Todo mundo junto nesse objetivo. Bento Gonçalves, a torcida e o clube merecem — disse Bruno Reinoldi, empresário e torcedor do Esportivo, em entrevista à RBS TV, que completou:
— A importância do Esportivo na minha vida é gigantesca. Desde a minha infância, fui ensinado pelo meu pai e meu avô a amar o Esportivo. Desde pequeno acompanho no Estádio. Sempre e somente Esportivo. A torcida esteve presente em todos os jogos do Esportivo. Vai ser um jogo de superação, raça e determinação.
A campanha do Esportivo na Divisão de Acesso demonstra a força do time alviazul. Em 17 jogos, somente uma derrota. São 15 jogos de invencibilidade. Foram seis vitórias, 10 empates, 17 gols marcados e 12 sofridos. Um empate contra o Lajeadense garante o retorno à elite do Gauchão. Números que empolgam o torcedor do Tivo para alcançar mais uma glória na sua história.
— A primeira vez que entrei num estádio de futebol foi 1995. Meu pai me levou para assistir um jogo do Esportivo e de lá para cá, eu sempre estou presente no jogos. O Esportivo representa muito para mim. Lá tenho amigos, curto bons momentos. Assim como em 1999, 2012 e 2019, estamos numa decisão para voltar à elite do Gauchão — comentou Maicon Rubini, comprador de Supermercado e torcedor do Tivo.
TIME COM RETORNO
O técnico Carlos Moraes, que comandou o Esportivo no acesso em 2019 e pode repetir o feito em 2022, terá uma volta importante para o jogo decisivo em Lajeado. O centroavante David Batista cumpriu suspensão na partida em Bento Gonçalves. Ele deve ser titular no lugar de João Pedro. Em compensação, o atacante Marcos Paulo continua em recuperação no departamento médico, e o outro atacante Pepeto ainda é dúvida.