A Serra Gaúcha tem mais um grande expoente no esporte. Mônica Filippon Sato, 48 anos, natural de Bento Gonçalves, sagrou-se campeã mundial de levantamento de peso no último sábado (23). A atleta participou do Campeonato Mundial de Strongman Static Monster, realizado na cidade de Columbus-Ohio, nos Estados Unidos.
Atleta do Centro de Treinamento Strongaman Sfall, em Mogi das Cruzes-SP, onde reside atualmente, Mônica conquistou o título mundial na categoria Cat Master. Na seletiva para o campeonato nos Estados Unidos, em 2021, ficou em primeiro lugar das 10 melhores do mundo.
No torneio, a atleta de Bento participou de duas provas na categoria. Na primeira, no log lift over head (cilindro erguido acima da cabeça), levantou 83kg. Na segunda prova, no apollon dead lift (levantamento terra), Mônica levantou 275kg, sendo este, o novo recorde sul-americano.
— Sensação de dever cumprido e de uma afirmação de que onde há empenho, resiliência e amor, o caminho pode ser árduo, mas a vitória é uma certeza. Poder ser a primeira mulher sul-americana a conquistar um ouro e um título internacional inédito no meu esporte, e trazer, além disso, mais um recorde sul-americano, me deixa extremamente feliz. Sei que estamos no caminho certo. Nosso esporte está crescendo entre as mulheres e elevando o nível internacionalmente — valoriza Mônica, que complementa falando sobre os desafios enfrentados ao decorrer da preparação para a competição:
— É claro que não é fácil. Perdi meu pai em meio à preparação, e depende não somente de mim. Meu treinador se empenha muito, e marido e filhos apoiando é meio caminho andado. Como diz nosso hino: "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra". Somos capazes de tudo, basta querer e lutar por isso.
Além do título mundial, o resultado na competição classificou Mônica para o Campeonato Nacional dos Estados Unidos. O evento será realizado em 3 de junho de 2023.