O Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, realizado entre os dias 3 a 7 de novembro, em Córdoba, na Argentina, apresentou mais uma conquista para Caxias do Sul. Rodrigo Lima, de 25 anos, confirmou seu favoritismo e foi campeão mundial na modalidade Levantamento Terra, na categoria até 67,5kg, na faixa etária de 24 a 39 anos. Na prova, o atleta bateu seu recorde pessoal, levantando 177,5kg.
O profissional de educação física treina por conta, com acompanhamento de fisioterapeuta e nutricionista. Rodrigo iniciou a prática do Levantamento Terra em 2021 e, antes da medalha de ouro no Mundial, foi também campeão gaúcho e brasileiro na modalidade. O competidor destaca a realização pessoal com o feito internacional.
— Experiência única, sensação de dever cumprido, gratificante em saber que todo o meu trabalho foi recompensado e reconhecido. A preparação não mudou nada das outras competições, o foco é sempre o mesmo, muito foco e muito treino. A prova foi tranquila, tive muita concentração e não deixei o nervosismo tomar conta. Quanto a sensação, não tem explicação, é só gratidão pelo título e pelo reconhecimento — declara Rodrigo.
Para 2022, o atleta quer manter o alto nível que o levou a ser campeão mundial e pretende disputar o mesmo torneio, desta vez na Ucrânia. Para tal, Rodrigo já vem se preparando para as competições seguintes que classificam para o mundial.
— O principal objetivo é o Mundial na Ucrânia, já que seria um grande sonho competir na Europa. Mas, para isso, preciso da seletiva no Brasileiro, que será em São Paulo e, além dela, ainda tenho em vista o Arnold South America, também em São Paulo — completa.