O Caxias que entra em campo neste sábado (4), às 15h, contra o Próspera-SC, no Estádio Centenário, terá uma cara não muito diferente da equipe que encarou o próprio time catarinense na semana passada, em Tubarão. Na abertura do returno da fase de classificação da Série D do Brasileiro, a fotografia grená será bem parecida no terceiro jogo com o técnico Thiago Carvalho.
Do time que triunfou fora de casa por 2 a 1, apenas uma mudança deve ser confirmada na escalação inicial. O volante Davi Lopes, que cumpriu suspensão, volta no lugar de Marlon, que sob o comando de Tiago Carvalho foi lateral-direito contra o Marcílio Dias e começou na sua função de origem diante do Próspera.
O setor de meio-campo, aliás, é onde o treinador grená parece ter mais opções e possibilidades de mudar a característica. Na hora de fazer essas escolhas é que o técnico precisa mostrar o quanto o período de treinamentos é importante para conhecer cada jogador.
— Tenho cinco volantes e estou bem satisfeito com eles. Cada um dentro de uma característica. Tetê, Vidaletti e Davi são jogadores mais técnicos, Marlon e Amaral têm mais marcação. Qualquer um que eu colocar ali, vai jogar e vai jogar bem. E é uma escolha muito difícil para mim, tenho que decidir por detalhes, por situações que acredito que dão vantagem no jogo — afirmou Carvalho, definindo Tetê e Davi Lopes como dupla de volantes, reconhecendo a responsabilidade de suas escolhas:
— Complicado que não dá para todo mundo jogar e eu sou o cara que tem que escolher, tomar essas decisões. Espero sempre estar fazendo o melhor. Talvez possa errar em algum momento, talvez não vá acertar em todo o momento, mas, dentro daquilo que eu acredito no futebol, fazer as melhores opções sempre.
Outro setor em que o Caxias tem apresentado possibilidades para o treinador é na defesa. Desde o jogo em Santa Catarina, na semana passada, Rafael Dumas virou titular na vaga de Thiago Sales. A tradicional "disputa sadia", sempre citada pelos jogadores, é um dos pontos que faz com que a luta por um lugar no 11 inicial se torne mais acirrada:
— Estou muito satisfeito com eles, mas tenho que escolher. Sempre vai ficar alguém de fora e nesse momento o Dumas vai ter essa sequência. Eles vão brigando por posição, é normal no futebol e espero que aconteça sempre com muita lealdade, que cada um possa fazer o seu melhor e quem vai ganhar com isso é o Caxias.
O Caxias pode terminar a rodada na liderança do grupo A-8, se vencer e houver empate entre os paranaenses Azuris e Cascavel, que jogam em Pato Branco. Se depender de Carvalho, o seu time seguir dando opções para que ele possa fazer suas escolhas e levar o Grená o mais alto possível na tabela de classificação:
— A disputa é muito boa, não só nessa posição, em várias. É dor de cabeça para mim, mas dor de cabeça boa. Posso errar, mas sempre tentando fazer o melhor.