A era de Eduardo Baptista à beira do campo como treinador do Juventude completará exatos dois meses na próxima quinta-feira (12). Anunciado no dia 3 de março, o técnico só fez sua estreia oficial no dia 12 daquele mês, contra o Brasil-Pel, no Estádio Bento Freitas, pela última rodada da fase de classificação do Gauchão - quando o Papo foi derrotado por 1 a 0 para o Xavante, mas conseguiu evitar o rebaixamento no Estadual.
A data que marca o segundo mês de Baptista na casamata alviverde, será também a do confronto de volta do Juventude pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o São Paulo, às 19h30min, na Arena Barueri. Com a possibilidade de o treinador preservar alguns atletas pela sequência de jogos e pensando na sequência do Brasileirão, o Pioneiro/GZH fez um levantamento de quais foram os jogadores que mais atuaram com o treinador desde sua chegada ao Estádio Alfredo Jaconi.
Desde o jogo em Pelotas, foram 31 atletas utilizados por Baptista. Destes, três não estão mais no grupo alviverde - o zagueiro Danilo Boza, que atuou em duas oportunidades e foi emprestado ao Vasco, o lateral-esquerdo Dudu, uma vez utilizado e cedido ao Londrina, e o volante Ricardinho, com uma chance e que não teve o contrato renovado.
Entre os que seguem no Ju, quatro apareceram em todos os jogos do time de Baptista, sempre na titularidade: o goleiro César, o lateral-direito Rodrigo Soares, o zagueiro Rafael Forster e o volante Jadson. O atacante Capixaba possivelmente atingiria a mesma marca, mas a lesão contra o Botafogo o tirou do confronto com o Inter, no domingo passado (8), e o jogador parou nos sete jogos.
Nenhum deles, porém, completou as oito partidas. Entre os que mais jogaram e só foram substituídos em um jogo, o goleiro César precisou ser substituído aos 19 minutos do segundo tempo contra o Real Noroeste, pela Copa do Brasil, o zagueiro Rafael Forster precisou sair aos 23 da etapa inicial contra o Cuiabá após uma pancada na cabeça, e o volante Jadson, que deixou o gramado mais cedo após os 30 minutos contra o Inter.
O caso do volante Yuri traz a realidade de um novo momento do Juventude. Contratado para a disputa da Série A, o atleta - que está no Jaconi por empréstimo do Fluminense -, participou dos seis jogos do time após sua chegada ao clube, sendo cinco pelo Brasileirão e a partida de ida contra o São Paulo, pela Copa do Brasil.
Entre os casos mais emblemáticos, está o do atacante Guilherme Parede. O jogador apareceu em sete dos oito jogos com Eduardo Baptista no comando, mas só foi titular no empate contra o Inter.
Pensando no jogo da quinta-feira e de olho na partida do próximo domingo (15), contra o Avaí, pelo Brasileirão, essa sequência de quem jogou mais pode pesar na formação da equipe no Morumbi.
Confira a lista de quem mais jogou com Baptista
:: Oito jogos
César (G), Rodrigo Soares (LD), Rafael Forster (Z) e Jadson (V) - oito vezes titulares
:: Sete jogos
Capixaba (A) - sete vezes titular
William Matheus (LE), Chico (M) - seis vezes titulares
Pitta (C) - cinco vezes titular
Guilherme Parede (A) - uma vez titular
:: Seis jogos
Yuri (V)- seis vezes titular
Paulo Miranda (Z)- cinco vezes titular
:: Cinco jogos
Ricardo Bueno (C), Paulinho Moccelin (A) - quatro vezes titulares
Vitor Gabriel (C) - sempre vindo do banco de reservas
:: Quatro jogos
Darlan (V) - três vezes titular
Oscar Ruiz (A) - duas vezes titular
:: Três jogos
Vitor Mendes (Z) - três vezes titular
Busanello (LE) - duas vezes titular
Rômulo (LD), Jean (V), Edinho (A) - sempre vindos do banco de reservas
:: Dois jogos
Danilo Boza (Z) - sempre vindo do banco de reservas
:: Um jogo
Felipe Alves (G), Dudu (LE), Paulo Henrique (LD), Thalisson (Z), Gabriel Tota (V), Ricardinho (V), Bruninho (M) - vindo do banco de reservas
Elton (V), Marlon (M) - começaram como titular