Caxias do Sul esteve, mais uma vez, representada em conquistas esportivas. Foi realizado no último final de semana (13, 14 e 15), em Porto Alegre, Canoas e Gravataí, o Campeonato Brasileiro de Pádel. No evento, o caxiense Nicolas Werner Zanatta, de nove anos, foi vice-campeão na categoria sub-12, junto com sua dupla, composta por Mateus Ferreira, de Camaquã.
O jovem atleta, do clube Padel Life, de Caxias do Sul, conheceu o esporte há três anos, através de seu pai, Rogério Zanatta. A partir do primeiro contato, Nicolas encontrou uma paixão pela modalidade.
— Eu fui convidado por alguns amigos para ir conhecer o clube e levei ele junto. Depois que ele pegou uma raquete na mão, não quis mais largar. Antes disso, ele andou de motocross, desde os 4 até os 6 anos. E o início de 2019 foi quando ele conheceu o pádel e não parou de treinar e jogar — relatou Rogério.
No clube, Nicolas treina uma vez por semana e joga três vezes. Para o Campeonato Brasileiro, o pai conta que a preparação do filho exigiu maior entrega, por conta do alto nível desempenhado na competição. O atleta treinou por duas semanas sob as orientações dos professores Ricardo Susin e André Freitas, atual número 1 do Brasil no pádel.
— Foi a primeira competição que ele participou para menores. Todas as outras que ele participou eram para adultos. A preparação foi um pouco mais intensa, devido ao nível dos competidores que vêm de todo o Brasil e até mesmo de Argentina, Uruguai e Paraguai.
Sobre seu desempenho no Campeonato Brasileiro, Rogério Zanatta e os treinadores comemoraram bastante o resultado. Por conta de sua pouca idade, o vice-campeonato do jovem atleta foi além das perspectivas projetadas para a competição.
— A expectativa era ver como estava o nível dos competidores para ter uma ideia de como ele estava em relação aos outros. Com toda certeza ela foi superada, pois o nível dele, se comparando aos outros competidores, está de igual para superior. Tendo apenas nove anos ele saiu como vice-campeão, jogando contra duplas com 12 anos — valorizou o pai.
Já em sua primeira participação em campeonatos oficiais, Nicolas conquistou o quinto lugar do ranking brasileiro de pádel em sua categoria. Para o futuro, o jovem busca manter o foco no esporte e sonha em treinar na Espanha e na Argentina, onde se concentram os melhores atletas da modalidade.
— Esse era o jogo mais importante pra mim, pois era para ganhar o troféu. Agora, vou ficar mais tranquilo e sei que estou no caminho certo. Estou muito feliz em conseguir ficar com o vice, mas poderíamos ter ganhado a final — comentou Nicolas Zanatta.