O Juventude não conseguiu sair com um resultado positivo na sua primeira partida fora de casa no Campeonato Brasileiro. Diante do América-MG, o alviverde começou pressionando o adversário, mas cedeu dois gols na sequência e teve o atacante Paulinho Moccelin expulso ainda no primeiro tempo. A equipe de Eduardo Baptista acabou derrotada na Arena Independência pelo placar de 4 a 1.
Na próxima rodada, o Juventude, com um ponto em seis disputados, buscará a primeira vitória na competição diante do Cuiabá, no domingo (24), às 18h, no Estádio Alfredo Jaconi.
O JOGO
Desde o primeiro minuto, o Ju mostrou que não iria apenas se defender fora de casa. Muito pelo contrário. Após cruzamento de Paulinho Moccelin, Ricardo Bueno cabeceou para grande defesa de Jailson. O lance já havia sido paralisado por impedimento. Aos quatro, Moccelin foi derrubado na intermediária, mas Chico não aproveitou a falta frontal e acertou a barreira.
Aos 12, foi a vez de Forster tentar a cobrança de longe e Jailson defendeu no canto. No minuto seguinte, no contra-ataque, o América chegou pela primeira vez. Paulinho Boia recebeu de Felipe Azevedo, puxou para o meio e tentou acertar o ângulo. A bola raspou a trave de César.
Aos 16, em lance de velocidade pelo lado direito, Patric cruzou para trás e Paulinho Boia foi derrubado por Paulo Miranda. Pênalti para o Coelho. Iago Maidana cobrou com categoria, no cantinho, e abriu o placar: 1 a 0.
As chegadas dos donos da casa quase sempre surgiam a partir de erros do Juventude na intermediária. Em mais uma delas, aos 20, Patric recebeu pela direita e finalizou forte para boa defesa de César. Aos 23, foi a vez de Yuri errar o passe na intermediária e oferecer a oportunidade para o América chegar em velocidade. Cara a cara com o goleiro, Everaldo tentou o toque por baixo de César, mas com um leve desvio o camisa 31 evitou o segundo gol dos mandantes.
Só que se o Juventude escapou com a bola rolando, a desatenção custou caro no lance seguinte. Após cobrança de escanteio, Felipe Azevedo se movimentou para o meio da área e ficou completamente livre. O cabeceio saiu alto e encobriu César, acertando o ângulo: 2 a 0.
Se a situação já era difícil, se complicou ainda mais aos 38 minutos do primeiro tempo. Em um lance de ataque, Paulinho Moccelin perdeu a posse de bola e, na tentativa de desarme acertou o volante Zé Ricardo. Em um primeiro momento, o árbitro Ramon Abatti Abel deu o cartão amarelo para o atacante. Porém, após ver a imagem no VAR, modificou a cor do cartão e expulsou Moccelin. Com um jogador a menos, restou ao Juventude apenas manter o resultado até o intervalo.
SEGUNDO TEMPO COM MUDANÇAS
Com o placar adverso, Eduardo Baptista fez três trocas no recomeço do jogo. Para buscar a reação, o treinador colocou Edinho, Parede e Pitta. Saíram Chico, Capixaba e Bueno, respectivamente. Logo no primeiro minuto, o América assustou com Felipe Azevedo. Ele arriscou de fora da área e forçou César a mandar para escanteio.
Com dificuldades para atacar, o Juventude via o América levando perigo pelo lado esquerdo defensivo. Aos 14min, Everaldo finalizou forte e a bola foi na rede pelo lado de fora. Mais perto do gol, o América chegou ao terceiro com Iago Maidana. Após cobrança curta de escanteio, a bola foi alçada na segunda trave e o zagueiro do time mineiro subiu mais alto que Yuri, na segunda trave, para balançar a rede de cabeça, 3 a 0.
Na primeira chegada clara do Ju, o gol apareceu. Após um ótimo cruzamento de Busanello, o lateral Rômulo veio em velocidade e subiu de cabeça para descontar aos 36 minutos da etapa final. Com o 3 a 1, quase o papo marcou mais um gol cinco minutos depois. Edinho soltou uma bomba cruzada pelo lado esquerdo e a bola raspou a trave de Jailson.
Entretanto, Pedrinho aos 44 marcou um golaço e voltou a colocar a diferença de três gols no placar. Sem marcação, o atleta disparou um chute forte da intermediária. A bola encontrou a gaveta de César. Com resultado adverso de 4 a 1, o Juventude saiu derrotado de Minas Gerais.
FICHA TÉCNICA
Arena Independência, em Belo Horizonte
América-MG 4x1 Juventude
América-MG
Jailson; Patric (Raúl 22/2º), Iago Maidana (Conti 22/2º), Éder e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Henrique Almeida 36/2°); Felipe Azevedo, Everaldo (Índio Ramirez 28/2º) e Paulinho Boia (Pedrinho 28/2º). Técnico: Vagner Mancini
Juventude
César; Rodrigo Soares (Rômulo 21/2º), Paulo Miranda, Forster e Busanello (William Matheus 41/2º); Yuri, Jadson e Chico (Edinho - Intervalo); Capixaba (Parede - Intervalo), Ricardo Bueno (Pitta - Intervalo) e Paulinho Moccelin. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Iago Maidana (A), de pênalti, aos 19min, Felipe Azevedo (A), aos 24min, no primeiro tempo; Iago Maidana (A), aos 21min, Rômulo (J), 36min, Pedrinho (A), 41min do segundo tempo.
Expulsão: Paulinho Moccelin (J).
Amarelos: Patric (A); Eder (A), Índio (A).
Árbitro: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Éder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro (trio catarinense). VAR: Wagner Reway (PB).