Falta um mês para a rodada de abertura da Série D do Campeonato Brasileiro, com a primeira rodada com datas pré-agendadas para o final de semana da Páscoa, entre 15 e 17 de abril. Entre os adversários do Caxias, existem vários cenários diferentes, que vão de reformulações de elenco até o paranaense que surpreendeu dois clubes paulistas da Série C e ganha destaque no cenário nacional.
Por enquanto, os clubes do Paraná são os que mais se destacaram na temporada. O Cascavel é o melhor entre eles, afinal o time comandado pelo técnico Tcheco está nas quartas de final do Estadual, e nesta quarta-feira (16) decide com o Tocantinópolis uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Já o Azuriz, do treinador gaúcho Fabiano Daitx, está classificado e espera o sorteio para saber quem é o seu adversário na terceira etapa da competição nacional. O clube empresa de Pato Branco vai para sua primeira Série D e tem entre os seus investidores o lateral-esquerdo Marcelo, que defende o Real Madrid. Buscando ser o principal clube formador do Brasil até 2030, o time investe em jovens para surpreender na Quarta Divisão.
Entre os catarinenses, apenas o Marcílio Dias chegou às quartas de final do Estadual. O time de Itajaí empatou o primeiro embate com o Camboriú, em 1 a 1. Os outros dois clubes acabaram rebaixados, sendo o Próspera 11º e o Juventus 12º.
Entre os gaúchos, duas incógnitas. O Aimoré está sem treinador, após Rafael Lacerda, ex-Caxias, deixar o clube do Vale dos Sinos ao final do Gauchão. A direção deve montar uma equipe jovem para a disputa da Quarta Divisão.
Por fim, o São Luiz ainda não confirmou como será a montagem do grupo para o torneio. Sem a vaga para a próxima temporada, a direção ainda avalia o cenário do segundo semestre. O técnico Paulo Henrique Marques também não segue no clube.
Confira a situação dos adversários grenás na Série D:
:: Aimoré: Terminou o Gauchão em 8º lugar, com vaga assegurada à Série D 2023. O técnico Rafael Lacerda deixou o clube nesta semana. O salário e a falta de garantia de uma equipe competitiva pesaram na decisão. A direção do Índio Capilé busca formular um grupo de 24 atletas, buscando por jovens e que sejam emprestados por outros clubes. A comissão técnica também deve seguir esse perfil, de treinador jovem e que aceite trabalhar com grupo menor.
:: São Luiz: Encerrou o Gauchão na 9ª colocação. Perdeu para o Aimoré na última rodada e ficou sem uma vaga para a Série D na próxima temporada. O clube ainda não definiu a reformulação do time, sequer o início da intertemporada para o torneio nacional. Isso deve ocorrer ainda nesta semana, após a definição do novo comandante do rubro.
:: Marcílio Dias: O clube está disputando as quartas de final do Catarinense, sendo que no jogo de ida empatou com o Camboriú, em 1 a 1, atuando em Itajaí. Na primeira fase, o time ficou na 6ª colocação, com 15 pontos, sendo quatro vitórias, três empates e quatro derrotas.
:: Próspera: A equipe de Criciúma foi rebaixada na 11ª colocação. O time somou a mesma pontuação do Barra, mas perdeu no saldo de gols e regressou à segundona estadual. O destaque é que o time não atuou em nenhuma partida no seu estádio, e ainda não está certo que iniciará a Série D com o local à disposição. O gramado do Mário Balsini está sendo trocado, sem previsão de término. No Catarinense, o time mandou suas partidas em Tubarão, Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul e Balneário Camoriú. O gasto foi de R$ 180 mil só em aluguel de estádio para partidas.
:: Juventus: O time de Jaraguá do Sul encerrou o Catarinense na lanterna, com apenas sete pontos e uma vitória conquistada. O Juventus está em processo de reformulação, com a garantia de que o técnico Alemão começará no comando da equipe a disputa da Quarta Divisão. 11 atletas deixaram o clube e, pelo menos, nove deverão ser contratados.
:: Azuriz: O clube-empresa terminou o Paranaense no 10º lugar, no limite de um rebaixamento. No entanto, o cenário é diferente na Copa do Brasil, onde chegou à terceira fase. O time de Fabiano Daitx já passou por Botafogo-SP e Mirassol, vencendo ambas as partidas pelo placar de 1 a 0. Com foco na formação de atletas, o clube aposta em jovens para toda a temporada.
:: Cascavel: O time comandado por Tcheco está com a melhor campanha até aqui, entre os clubes do grupo 8. Classificado na quinta colocação do Paranaense, o clube briga por uma vaga na semifinal com o Maringá – perdeu a partida de ida por 1 a 0. Na Copa do Brasil, eliminou a Ponte Preta na primeira fase e encara o Tocantinópolis, nesta quarta, pela segunda etapa da competição. Ano passado, a equipe paranaense foi segunda colocada do grupo – somando quatro pontos sobre o Caxias, com uma vitória e um empate –, mas caiu na segunda fase para o Cianorte.