O Juventude confirmou o seu segundo reforço visando o Brasileirão da Série A. O novo contratado chega por empréstimo e vem do futebol da Ucrânia. O lateral-esquerdo Busanello, 23 anos, foi anunciado pelo departamento de futebol neste final de semana. Na sexta-feira, o clube já havia confirmado o volante Yuri, do Fluminense.
O jogador pertence à Chapecoense, mas estava emprestado ao Dnipro-1. Contudo, devido à invasão da Rússia na Ucrânia, os contratos foram suspensos, o que possibilitou a negociação do atleta com alviverde gaúcho. Em 2021, Busanello atuou em 41 jogos pelo time de Chapecó. Natural de Frederico Westphalen, o jogador iniciou a carreira nas categorias de base do time catarinense.
Com o campeonato ucraniano paralisado em virtude da guerra no Leste Europeu, a Fifa criou um mecanismo de suspensão de contrato de todos os atletas estrangeiros que atuam no país. Sendo assim, os jogadores permanecerão sem contrato vigente até a data de 30 de junho deste ano, data que consta no contrato de empréstimo entre o Juventude e Busanello. Todavia, se não houver a retomada das atividades que envolvem o futebol ucraniano até esta data, o clube alviverde e o atleta estendem o vínculo até o final da Série A.
Conforme o Juventude, Busanello é aguardado no estádio Alfredo Jaconi nos próximos dias para assinar o contrato e realizar exames de rotina.
O lateral e um grupo de atletas chegou a enfrentar dificuldades para deixar a Ucrânia logo após o começo do conflito. Depois de dias de angústia, ele conseguiu atravessar a fronteira com a Romênia no dia 26 de fevereiro. Ele já está no Brasil.