O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, confirmou que as três vagas do Rio Grande do Sul para Série D de 2023 serão definidas através do Gauchão. A ratificação ocorreu na manhã desta terça-feira (8), em uma entrevista à Radio ABC, do Vale dos Sinos. Assim, o Caxias está bem próximo de garantir o calendário nacional na próxima temporada.
Segundo Hocsman, o acerto de que as três vagas seriam distribuídas através do Estadual ficou definido durante o congresso técnico da competição, mas o regulamento do campeonato não havia sido alterado. Uma atualização já foi publicada nesta terça-feira (8) no site da entidade. Assim, o Novo Hamburgo já está garantido na competição nacional de 2023, sendo que as outras duas vagas estão sendo disputadas por São Luiz, Caxias e Aimoré. O União-FW corre por fora, mas quase sem possibilidades de conquistar a classificação.
A matemática mais segura para os grenás permanece a mesma: vencer o União, no sábado, às 16h30min, dentro do Estádio Centenário. Assim, garante o calendário nacional sem depender de outros resultados. Caso contrário, dependerá de outras situações.
Lembrando que a vaga só será consumada de fato caso o Caxias não conquiste o acesso à Série C neste ano. A participação na Quarta Divisão inicia em abril.
Caxias garante a vaga na Série D de 2023 com:
:: Vitória sobre o União Frederiquense;
:: Empate, caso o Aimoré vença o São Luiz por qualquer resultado (Caxias tem melhor saldo que o clube de Ijuí) ou que ocorra empate em São Leopoldo;
:: Derrota, desde que o Aimoré perca para o São Luiz e o Caxias não seja goleado por cinco gols de diferença para a equipe de Frederico Westphalen. Esse é o único cenário em que o time do noroeste conseguiria a vaga nacional.
Última rodada
Jogos às 16h30 de sábado (12)
Caxias x União-FW
Aimoré x São Luiz
Brasil-Pel x Juventude
São José x Novo Hamburgo
Grêmio x Ypyranga
Guarany x Inter