O Veranópolis começou o planejamento da temporada de 2022 com anúncio da parceira firmada com a empresa carioca Growth Sport Academy (GSA). No mercado de formação de jovens desde 1980, o grupo será responsável pelo time sub-20 do Pentacolor. A GSA arcará com os custos da categoria e o VEC disponibilizará suas instalações para os atletas.
No futebol profissional, a GSA será um apoiador, podendo indicar jogadores. Contudo, o Departamento de Futebol continua com o diretor, Dirceu Sala, e Fininho Kufner, como executivo de futebol.
Com o novo investidor, surgiu a possibilidade futura do Veranópolis virar clube-empresa. Durante entrevista ao programa Show Dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, o presidente Gilberto Generosi revelou que o assunto pode ser debatido, mas depois da participação na Divisão de Acesso.
— Esse assunto foi divulgado pelo pai do Daniel Dambrós (parceiro da GSA). Eu acredito que o futuro de um clube seja se transformar em clube-empresa, mas isso em um nível muito alto, talvez clubes da Série A, B no Brasil. Para chegar nos clubes do tamanho do Veranópolis ainda vai um tempo. Não que a gente não possa, depois do campeonato da Série A2, sentar e conversar com o pessoal da GSA.
O dirigente foi enfático ao explicar que, hoje, o tema não está entre os principais objetivos. Segundo Generosi, ainda é muito recente no Brasil a "Sociedade Anônima do Futebol" (SAF). Gilberto Generosi não descarta o Veranópolis analisar a possibilidade de virar SAF ainda neste ano.
— Agora, neste momento, esse assunto está em terceiro plano. Não temos a intenção de falar desse assunto enquanto montarmos o time para Série A2 e disputarmos a competição. Isso, talvez, depois venha a pauta. Se for viável, não tenho dúvidas que o Veranópolis vai aderir de se transformar em empresa — revelou o presidente do Pentacolor.
Atualmente, Cruzeiro e Botafogo se transformaram em SAF no país. A Raposa foi comprada por Ronaldo Nazário, pentacampeão do mundo. Já a Estrela Solitária finaliza as conversas com americano John Textor, da Eagle Holdings.
ORÇAMENTO PARA A SÉRIE A2
O foco do Veranópolis neste primeiro semestre de 2022 é retornar à elite do Gauchão. O clube confirmou o nome do técnico Cristian de Souza para a disputa da Divisão de Acesso 2022. O campeonato começo no dia 10 de abril. Inicialmente, o time da terra da longevidade vai destinar o mesmo valor orçamentário da temporada passada para este ano.
— A temporada passada começamos com orçamento inicial de R$ 400 mil e acabamos investindo R$ 600 mil na campanha. Esse ano vamos iniciar com esse mesmo planejamento de 400 mil e depois vamos ver como se confirmar essa parceira, como andam os patrocínios, pois ano passado tínhamos acertos de patrocinadores em julho e agosto — detalhou Gilberto Generosi, presidente do Veranópolis.