O centroavante Isidro Pitta, 22 anos, confirmado como reforço do Juventude já está em Caxias do Sul. O jogador assistiu a partida do Verdão contra o Novo Hamburgo pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho, no Estádio Alfredo Jaconi. Agora, o atleta e o clube trabalham nas situações burocráticas de documentação para o atacante poder ficar à disposição do técnico Jair Ventura.
— Para domingo (contra o União Frederiquense) é impossível. Ele tem todo um trâmite de um cidadão estrangeiro no Brasil. Provavelmente, a gente consiga definir na semana que vem — comentou Marcelo Barbarotti, diretor-executivo do Juventude.
"El Viking", como é conhecido, foi formado na base do Cerro Porteño, do Paraguai. Depois, passou rapidamente pelo Alvarenga, de Portugal, Deportivo Santaní, Sportivo Luqueño, Olímpia, todos no Paraguai, e Huesca, clube da segunda divisão da Espanha, que o emprestou ao Ju.
Se tudo ocorrer dentro do planejado quanto à documentação, existe a possibilidade de Isidro Pitta estar à disposição para o jogo da sexta rodada do Gauchão, no domingo (13), diante do Grêmio na Arena, em Porto Alegre.
— Se der tudo certo, eu acho que para o outro fim de semana. Ele tem polícia federal na terça-feira com entrevista para o visto, então tem algumas coisas. Tem o TMS (Transfer Matching System), que vamos dar entrada bem rápida. Para rodarmos o contrato dele, precisamos do CPF. É um processo um pouco mais demorado — afirmou Barbarotti.
O Juventude monitorava Isidro Pitta desde o ano passado, quando tentou contratá-lo, porém o Olímpia queria vender o atleta e o Verdão não conseguiu concorrer com o Huesca, da Espanha. Pitta fez bons jogos na Libertadores contra o Inter, mas antes mesmo disso, o Ju já tentava sua contratação.
Neste ano, a nova negociação para ele vestir a camisa do Juventude teve concorrência de outros clubes como o Toluca, do México, e o Talleres, da Argentina. No entanto, o Verdão conseguiu convencer o atleta e o staff dele.
— Mostramos que o futebol brasileiro e o Juventude era uma boa opção pra ele. Ele tem uma pré-convocação de eliminatória. Aqui perto será mais fácil para ele ir para a Seleção — analisou Barbarotti.
DIFERENÇAS DE NICO CASTILLO
O Juventude observa em Isidro Pitta um jogador jovem e com ambição para chegar à seleção paraguaia. É um atleta de projeção, que está mapeado por outros país como na MLS (Major League Soccer, o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos) e no mercado asiático. Isso torna um negócio interessante para o clube alviverde.
Ao final do empréstimo, o Juventude pode comprar o jogador e repassar. Portanto, faria o uso desportivo e depois o transformaria em um ativo financeiro.
No ano passado, o Verdão também apostou em um centroavante estrangeiro, mas sem êxito. Nico Castillo não teve sequência pelo Juventude. No entanto, no entendimento do Juventude são situações nada similares.
— É muito diferente. O Nico é um cara consolidado e apostamos nele, mesmo sabendo da limitação por conta da lesão dele. É um atleta que chegou a custo zero. Agora, é um jogador numa crescente, jovem, com projeção de desenvolvimento grande. A única similaridade é serem estrangeiros. São momentos distintos da carreira — finalizou Barbarotti.