Escolhido e idealizado em 2020, o mascote oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, Nino, um quati-de-cauda-anelada, fez suas primeiras aparições públicas e encantou crianças e adultos. O primeiro local onde o mascote esteve para interagir e divulgar os Jogos foi na Escola Municipal Helen Keller, voltada para a comunidade surda.
Nino animou os alunos com brincadeiras durante a abertura do ano letivo na cidade, na última sexta-feira (18). No domingo (20), o mascote interagiu com a multidão que foi conferir as atrações do primeiro final de semana da Festa da Uva 2022. Nino circulou pelo Parque de Exposições, tirou fotos, visitou estandes e participou de diversas atividades com o público, como o chute a gol.
Até o início das Surdolimpíadas, que ocorrem entre 1º e 15 de maio, em Caxias do Sul, Nino terá agenda cheia. A programação envolvendo o mascote tem o intuito de atrair a comunidade regional para os Jogos.
Definido em 2020 pelo Comitê Organizador das Surdolimpíadas através de concurso aberto, Nino foi idealizado por Ezequiel Becchi, natural de Flores da Cunha. A escolha foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, que é considerado um animal com alta capacidade de adaptação. O chapéu, que acompanha o desenho, representa a cultura agrícola da região da Serra Gaúcha, e é um símbolo dos produtores de uva. Já o lenço vermelho faz referência à cultura do Estado.