O Comitê de organização da 24ª Surdolímpiadas de Verão, que ocorre em 2021, em Caxias do Sul, definiu que a competição terá o quati como mascote. Um concurso foi lançado para escolher o símbolo da disputa, e o autor da obra é Ezequiel Becchi, 17 anos, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha.
Leia mais:
Caxias do Sul é confirmada como sede da Surdolimpíadas em 2021
Surdolimpíada lança concurso para escolha do mascote da edição de 2021, em Caxias do Sul
Como premiação, Becchi ganhará um tablet, e uma bolsa com 30% de desconto em algum dos cursos de graduação — exceto medicina — da Universidade de Caxias do Sul, que será a sede prioritária da competição.
A escolha foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, que é considerado um animal com alta capacidade de adaptação. O chapéu, que acompanha o desenho, representa a cultura agrícola da região da Serra Gaúcha, e é um símbolo dos produtores de uva. Já o lenço vermelho faz referência à cultura gaúcha.
24ª Surdolímpiadas de Verão
A competição terá a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas, que disputarão medalhas em 21 modalidades esportivas. O evento ocorrerá de 5 a 21 de dezembro de 2021.