O Juventude voltou a decepcionar o seu torcedor. Na noite desta quinta-feira (3), no Alfredo Jaconi, o time do técnico Jair Ventura voltou a repetir problemas na criação e não passou de um empate em 1 a 1 com o Novo Hamburgo, em jogo válido pela terceira rodada do Gauchão. Sendo assim, a equipe somou seu primeiro ponto, mas segue sem vencer no campeonato.
Na 10ª colocação, o Verdão volta a campo no domingo, contra o União-FW, em Frederico Westphalem, com a obrigação de somar três pontos. O duelo inicia às 18h30min.
Para o segundo confronto em casa, o treinador alviverde sacou Darlan e Guilherme Parede e promoveu as entradas de Ricardinho e Rodrigo Bassani. Disposto a buscar o resultado positivo, o Ju iniciou a partida pressionando. Logo no primeiro minuto, Bassani dominou na meia direita e chutou de bico, no cantinho. Lucas Maticoli, com a ponta dos dedos, salvou. Poderia ser um sinal de que a equipe da casa faria diferente
Em um jogo de ataque contra defesa, o time alviverde voltou a levar perigo aos 10. Rodrigo Soares recuperou a posse de bola na entrada da área adversária, e Bassani abriu para Capixaba na ponta esquerda. O atacante finalizou, mas a bola desviou em Ricardo Bueno, saindo pela linha de fundo .
Aos 13, um susto para o torcedor jaconero. William saiu errado em lançamento para a área e a bola sobrou para Jeffinho dentro da área. Desequilibrado, o atacante tentou a finalização, que ainda rebateu em Forster antes de parar nas mãos do goleiro alviverde.
Em um jogo de paciência diante de uma defesa bem postada, o Juventude voltou a levar perigo aos 20, mais uma vez com Bassani, que recebeu na área e teve o chute prensado no momento da conclusão. Apesar de dominar a posse de bola, a equipe de Jair Ventura não conseguia transformar o volume de jogo em finalizações. Sendo assim, a última chance clara do primeiro tempo só veio aos 43. Após cobrança de falta para a área, a defesa anilada vacilou e Ricardinho ficou com a bola limpa para a finalização. O chute saiu rente à trave.
GOLS E POUCO FUTEBOL
Mesmo sem mudanças na formação para o segundo tempo, Jair Ventura tentou tornar a equipe mais agressiva. E o que se viu nos 10 minutos inicias foi mais uma vez um ataque contra defesa, mas sem efetividade. O Juventude cercava a área e fazia cruzamentos, quase sempre afastados por Micael.
Por conta da ineficiência, o treinador alviverde optou por mudança tripla, com Moraes, Gabriel Tota e Guilherme Parede como novidades na equipe. E foi dos pés de um estreante que veio o gol. Após jogada bem trabalhado pelo lado direito, a bola sobrou no bico da área para Gabriel Tota, que bateu firme, no canto, sem chances para Lucas Maticoli: 1 a 0.
Porém, a tranquilidade alviverde durou muito pouco. Dois minutos depois de abrir o placar, Alemão puxou contra-ataque, driblou William Matheus e serviu Júnior Timbó, que teve tranquilidade para tirar do goleiro William e mandar no ângulo para empatar.
A partir do 1 a 1 no placar, o Juventude teve de recomeçar a sua batalha para voltar a ficar na frente. E repetiu as dificuldades na criação. Insistindo nos lançamentos improdutivos para a área, o time teve boas chances com Capixaba e Guilherme Parede, mas sem assustar o goleiro Lucas. Nos acréscimos, aos 47, em um lance de rara lucidez, Tota recebeu do lado direito e cruzou com precisão na cabeça de Guilherme Parede. O cabeceio forte parou na trave.
Insistindo até o último lance, o Juventude foi outra vez ineficiente na sua estratégia. Como resultado, amargou um novo tropeço dentro de casa e deixou o gramado sob vaias do seu torcedor.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x1 Novo Hamburgo
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster (Moraes, 13/2º) e William Matheus; Ricardinho, Jadson (Gabriel Tota, 13/2º) e Chico (Parede, 13/2º) ; Rodrigo Bassani (Darlan, 30/2º), Capixaba e Ricardo Bueno (Vitor Gabriel, 30/2º). Técnico: Jair Ventura
Novo Hamburgo
Lucas Maticoli; Léo, Micael, Islan e Higor; Kaio César (Elton, 26/2º), Felipe Guedes, Bustamante (Junior Timbó, 17/2º), Michel Renner (Vini Peixoto, 26/2º) ; Jeffinho (Edinei, 17/2º) e Alemão (Alex, 30/2º). Técnico: Fabiano Daitx
Gols: Gabriel Tota (J), aos 19min, e Junior Timbó (N), aos 21min, no segundo tempo.
Amarelos: William Matheus, Forster (J); Bustamante, Jeffinho, Alex (N).
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Juarez de Mello Junior e Otávio Legramanti,