O Juventude teve mais uma atuação apática fora de casa e continua seu martírio no Campeonato Gaúcho. Na noite desta segunda-feira (21), a equipe alviverde empatou com o Aimoré em 1 a 1, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Wesley Pacheco abriu o placar para os donos da casa e Mauro Zárate igualou, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Ju segue na zona de rebaixamento, agora com sete pontos, e precisará buscar a recuperação e a saída do Z-2 no sábado (26), no clássico contra o Caxias, às 16h30min, no Estádio Alfredo Jaconi.
Por conta da necessidade da vitória, o interino Eduardo Barros mandou a campo um time ofensivo. O jovem Kelvi e o argentino Mauro Zárate foram as novidades no meio-campo. Porém, a equipe alviverde entrou desligada no confronto e viu o rival ser mais perigoso no início.
Com pouco mais de dois minutos de jogo, o Aimoré teve as primeiras finalizações, ambas com Raphael Soares. A primeira acertou a rede pelo lado de fora. A segunda parou nas mãos de César. Os donos da casa seguiam mais ligados na partida e aproveitaram um erro alviverde para abrir o placar. Aos 12, o volante Jadson errou na intermediária defensiva e Paulinho Dias roubou a bola. Depois, ganhou de Danilo Boza na dividida e deixou para Vinícius Baiano, que cruzou rasteiro para Wesley Pacheco abrir o marcador: 1 a 0.
O gol e a desvantagem acordaram o time alviverde. Aos 20, na primeira finalização do Juventude, Guilherme Parede mandou fraco, nas mãos de Fabián Volpi. Com dificuldades para criar, a jogada individual precisava aparecer. E Zárate chamou a responsabilidade. O camisa 10 aproveitou o rebote da defesa, driblou dois na entrada da área e chutou de pé esquerdo, cruzado, sem chances para Volpi: 1 a 1.
Sendo mais competitivo e encontrando espaços na defesa do Índio Capilé, o Ju passou a ter o controle das ações. Aos 36, Kelvi arriscou da intermediária, mas o chute saiu fraco, no meio do gol. Aos 39, Zárate apareceu de novo, desta vez com a assistência para Capixaba. O atacante dominou e bateu de pé esquerdo para boa defesa de Fabián Volpi.
Sem intensidade
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Aimoré chegou em velocidade. No contra-ataque, Vinícius Baiano arrancou pelo lado esquerdo e finalizou cruzado para boa defesa de César. No rebote, Mardley tentou o chute, mas sem direção. Na resposta aos sete minutos, Kelvi ganhou bola rebatida na área após escanteio, driblou o zagueiro e foi bloqueado por Natã na hora em que marcaria o gol.
O jogo perdeu intensidade nos minutos seguintes e o treinador alviverde trocou Zárate, desgastado, por Chico. Aos 20, Raphael Soares, da intermediária, finalizou sobre o gol e a bola ainda acertou a haste atrás do travessão.
Sem força e até apático na marcação, o Juventude via o Aimoré trocar passes sem sequer esboçar uma pressão. Aos 31, após uma linda triangulação, os donos da casa chegaram com a bola no chão e Sassá, de calcanhar, deixou Lucas Sampaio completamente livre. O lateral-esquerdo chutou para fora e desperdiçou uma chance incrível.
Em um sintoma de que as coisas não estavam bem, William Matheus, Capixaba e Danilo Boza discutiram de forma veemente dentro da área após um escanteio. Em uma última tentativa de mudar o cenário da partida, Barros mandou a campo Elton, Gabriel Tota e Vitor Gabriel. Na reta final, o jogo se resumiu a bolas paradas, sempre pelos pés de Chico e sem efetividade.
No fim, mais uma decepção fora de casa e o Juventude continua na zona de rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
Aimoré 1x1 Juventude
Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo
Aimoré
Fabián Volpi; Bruno Ferreira, Natã, Darlan e Raphael Soares (Lucas Sampaio, 22/2º); Wellington Reis, Mardley, Marcelinho (Adriano Klein, 16/2º); Paulinho Dias, Vinicius Baiano (Sassá, 16/2º), Wesley Pacheco (Luis Soares, 36/2º). Técnico: Rafael Lacerda.
Juventude
César; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Paulo Miranda, William Matheus; Kelvi (Elton, 35/2º), Jadson (Darlan, 24/2º), Mauro Zárate (Chico, 15/2º); Capixaba, Guilherme Parede (Gabriel Tota, 35/2º) , Pitta (Vitor Gabriel, 35/2º). Técnico: Eduardo Barros (Interino)
Gols: Wesley Pacheco (A), aos 12min, Mauro Zárate (J), aos 28min, no primeiro tempo.
Amarelos: Wellington Reis, Raphael Soares, Darlan, Luis Soares, Rafael Lacerda (A); Darlan (J).
Árbitro: Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Gustavo Schier e Fagner Cortes.