Carolina Cruz Marcon, 14 anos, judoca da equipe Kuse Dojô, estará disputando a Seletiva Nacional sub-18 e sub-21, que acontece esta semana, de 2 a 6 de fevereiro, no Sesi Piratininga, em Osasco-SP. A atleta estreia na nova categoria sub-18. Em seu currículo no judô, Carolina é campeã nacional dos Jogos Escolares da Juventude de 12 a 14 anos, campeã da Copa Minas Interclubes e medalha bronze no Campeonato Brasileiro sub-13.
A Seletiva Nacional reunirá quase 900 atletas de 146 clubes de todo o Brasil. O evento marca o recomeço do processo de formação das seleções nacionais das categorias sub-18 e sub-21 depois da pausa de dois anos em razão da pandemia. Ambas as classes representarão o Brasil em competições internacionais de judô neste ano, como as copas europeias, o Campeonato Pan-Americano e o Mundial da modalidade.
Após a participação na Seletiva Nacional, Carolina terá outro desafio: morar no Estado de São Paulo. A atleta de 14 anos foi selecionada para integrar a equipe de judô do Centro de Excelência Esportiva, em São Bernardo do Campo. O projeto formou diversos atletas da Seleção Brasileira, como Tiago Camilo, Felipe Kitadai e Rafael Silva (Baby).
— É uma grande oportunidade para a minha vida de atleta e um lugar onde sempre sonhei em treinar. Isso tudo aconteceu graças ao caminho que fui traçando e às minhas conquistas com a ajuda da Kuse Dojô, uma academia que me acolheu e um lugar onde aprendi muita coisa. Eles me ajudaram tanto nos treinos, como psicologicamente. É a minha segunda família, mas agora, estou muito feliz em estar indo para esse projeto, em um lugar onde sei que vou aprender muito mais e que, assim, vou conseguir alcançar o meu objetivo como atleta, que é aprender ao máximo para chegar nas Olimpíadas e vencer — destacou Carolina.