Em seu segundo compromisso no Distrito Federal, nesta quarta-feira (9), às 20h30min, no Ginásio da Asceb, o Caxias do Sul Basquete tentará repetir diante do Cerrado o que fez na segunda-feira (7), contra o Brasília. Na base da garra e da superação, conseguiu derrotar um adversário que está abaixo na tabela do Novo Basquete Brasil (NBB), mas que vendeu caro o resultado.
Com três desfalques importantes – o armador Canta, o ala/pivô Rafa Oliveira e o pivô Wesley Sena –, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa sofreu com a falta de rotação, mas superou todos as dificuldades do jogo com muita entrega. O Caxias abriu vantagem no primeiro tempo, cedeu a virada no terceiro quarto, mas encontrou forças para reagir nos 10 minutos finais. Com grande atuação do ala Humberto, que atuou como pivô em grande parte do confronto, o time caxiense venceu por 79 a 78. Foi a nona vitória em 21 partidas pelo NBB, o que garante a equipe na zona de classificação aos playoffs, e próxima ao G-8.
– Foi uma vitória muito importante, até pelo momento que a gente está vivendo, com um elenco bem reduzido. Se torna ainda mais difícil cada um dos desafios e vencemos com muita raça. O campeonato continua e nos mantemos bem na classificação – avalia o armador Cauê Verzola.
Na segunda-feira, Eddy atuou durante todos os 40 minutos da partida. Além de Verzola, Pedro, Humberto e o argentino Alejo também ficaram em quadra por mais de 30 minutos. Para alcançar o seu objetivo no segundo turno e avançar aos playoffs, o Caxias do Sul Basquete sabe que terá de lutar muito dentro de quadra.
– A equipe sente o desgaste, o cansaço dos jogos, atuando mais de 30 minutos, especialmente contra equipes mais fortes fisicamente. Estamos buscando descansar ao máximo e pensar no Cerrado. Será um jogo extremamente disputado e espero que possamos trazer dificuldades para eles com essa formação diferente que estamos atuando – destaca Cauê.
O jogo terá transmissão pelo canal do Youtube do NBB.