Com uma atuação de luxo e direito a "olé" do torcedor no segundo tempo, o Caxias goleou o Brasil-Pel por 4 a 0, na tarde deste domingo, no Estádio Centenário. Batista, duas vezes, Matheuzinho e Jonathan marcaram os gols da equipe grená, que resolveu a partida ainda na primeira etapa.
O resultado, a segunda vitória seguida na competição, levou o time de Rogério Zimmermann a sete pontos, dentro do G-4. Na quarta-feira, às 21h30min, o Grená encara o Guarany, em Bagé, pela quinta rodada.
O começo de partida no Centenário foi movimentado. Logo aos três minutos, em cobrança de falta, Jonathan arriscou da meia direita e a bola passou rente à trave. O Brasil não estava disposto a só se defender e mostrou isso aos seis. Após cruzamento rasteiro para a área, Joanderson dominou e girou rápido. A finalização saiu sobre o gol.
Aos nove, o Caxias chegou de novo pelo lado esquerdo. Em uma indefinição da defesa xavante, Jonathan roubou dentro da área e tentou o chute cruzado, sem direção. A insistência e a boa movimentação do meio-campo grená deu resultado aos 13 minutos. Davi Lopes tabelou com Jonathan e, com liberdade, cruzou com perfeição para Batista, nas costas da defesa, bater de primeira, sem chances para Marcelo: 1 a 0.
Mais ligado que o adversário, o Caxias seguiu pressionando, mesmo com a vantagem no placar. Aos 19, Matheuzinho roubou a bola no campo de ataque e serviu Davi Lopes, que finalizou com desvio. Na cobrança de escanteio de Jonathan, na pequena área, Batista e Dumas não alcançaram para fazer o segundo.
Se a chance passou em um primeiro momento, aos 29, a sintonia foi perfeita. Jonathan tabelou com Matheuzinho e cruzou para a área. Batista desviou de cabeça no canto e fez o 2 a 0.
Logo após o segundo gol, um choque de cabeça entre Luiz Menezes e Davi Lopes paralisou a partida. O jogador do Xavante precisou ser retirado de ambulância. No retorno do veículo, foi a vez de Davi precisar de atendimento e ser levado ao hospital. Por conta da necessidade de permanência de uma ambulância no estádio, o duelo ficou paralisado por 23 minutos e os dois atletas acabaram substituídos.
Na retomada, o Caxias seguiu superior e quase fez o terceiro na bola parada. Em cruzamento da intermediária, Rafael Dumas cabeceou firme e Marcelo fez grande defesa. No rebote, Batista teve a finalização bloqueada. O domínio continuou e, em contra-ataque rápido, Marlon recebeu de Sodré nas costas da zaga. Cara a cara com o goleiro, o volante tentou o chute cruzado, mas parou em Marcelo.
De tanto insistir, o terceiro gol veio. No lateral direito para a área, Marcelo mandou na marca do pênalti e Marlon desviou para grande defesa do goleiro do Brasil, quase em cima da linha. No rebote, Matheuzinho bateu cruzado e garantiu uma goleada logo na primeira etapa: 3 a 0.
Controle das ações
No segundo tempo, o Caxias já tinha uma vantagem consistente, mas não deixou de atacar. E foi premiado por essa postura. Aos 10 minutos, em cobrança de falta pelo lado direito, Jonathan cobrou direto, com perfeição e acertou o ângulo de Marcelo, repetindo o que havia feito em São Leopoldo. Golaço e 4 a 0 no placar.
A partir daí, o que se viu foi um time administrando o resultado e o outro apenas buscando impedir que a goleada fosse ampliada. Mesmo que tenha ficado a maior parte do tempo no campo de ataque, o Caxias não fez tanta força para buscar o quinto gol.
Aos 31 minutos, Thiago Santos até balançou as redes do goleiro André, mas estava em posição de impedimento. Foi só do lado do Xavante, completamente abatido. No apito final, sob amplo domínio territorial, o Caxias foi aplaudido pelo seu torcedor e comemorou o segundo triunfo no Gauchão.
FICHA TÉCNICA
Caxias 4x0 Brasil-Pel
Estádio Centenário
Caxias
André Lucas; Marcelo, Rafael Dumas, Tiago Sales e Jonathan (Rennan Siqueira, 17/2º); Amaral (Vidaletti, 41/2º) , Davi Lopes (Marlon, 54/1º) ; França (Gustavinho, 17/2º), Diogo Sodré (Rennan Oliveira, 41/2º) e Matheuzinho; Batista. Técnico: Rogério Zimmermann
Brasil-Pel
Marcelo; Marcelinho, Fernando, Helerson e Gabriel Araújo (Henrique Ávila, int.); Juliano, Luiz Menezes (Karl, 54/1º), Marllon, Luizinho (Paulo Victor, int.) e Joanderson (Luiz Filipe, 28/2º); Bruno Paulo (Thiago Santos, 32/2º). Técnico: Jerson Testoni
Gols: Batista (C), aos 13min e aos 29min, e Matheuzinho (C), aos 68min, no primeiro tempo. Jonathan (C) aos 10min, no segundo.
Amarelos: Diogo Sodré (C); Juliano, Helerson, Marcelinho (B).
Árbitro: Anderson Daronco auxiliado por Michael Stanislau e Artur Avelino Birk Preissler.