A estreia do Juventude na temporada e no Campeonato Gaúcho foi com derrota. O time alviverde perdeu para o Inter, por 2 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, nesta quarta-feira (26). Aliás, esse foi o primeiro revés do técnico Jair Ventura em casa desde quando ele assumiu a equipe na reta final do Brasileirão. Antes, a invencibilidade era de seis jogos.
O Juventude, mesmo com duas semanas de pré-temporada, teve bom desempenho, principalmente, no primeiro tempo, quando criou três oportunidades que foram salvas pelo goleiro Daniel. Na segunda etapa, o meia Rodrigo Bassani finalizou para uma nova grande defesa do goleiro colorado.
— É muito complicado para o treinador falar de performance quando não tem o resultado. Quem assistiu ao jogo, fizemos uma boa apresentação. O goleiro adversário foi o melhor da partida. Fizemos um bom primeiro tempo. Foi de almanaque. Sofremos pouco e criamos várias chances, mas não tivemos efetividade. No início do segundo tempo, o Inter conseguiu os gols — avaliou o técnico Jair Ventura, que completou:
— Tivemos poder de reação e criamos uma grande chance com o Bassani e mais uma defesa do Daniel. O Inter manteve uma base e só perdeu o Patrick do último jogo, e nós tivemos a estreia de cinco jogadores. Não é desculpa e sim uma constatação. Mesmo com as mudanças e pouco tempo de treino, conseguimos fazer uma partida melhor. Faltou a efetividade para nós.
A boa atuação do primeiro tempo não foi repetida na segunda etapa. O Juventude sofreu dois gols cedo e isso dificultou a sequência da partida.
— Mérito do Inter. O Yuri Alberto é um atacante de 20 milhões de euros, teve a chance e fez. Mais méritos do Inter do que demérito. Buscamos o empate, mas não conseguimos. Vamos buscar no próximo jogo. Vence quem é mais efetivo. Criamos mais chances, mas não conseguimos fazer o gol.
PLANEJAMENTO
O Juventude tem quatro jogadores entregues ao departamento médico. O goleiro César, o lateral-direito Paulo Henrique, o volante Rômulo e o meia Bruninho. Todos ficaram fora do jogo contra o Inter. Além disso, o time teve as estreias do zagueiro Danilo Boza, do lateral-direito Rodrigo Soares, do lateral-esquerdo Moraes, do volante Darlan, do meia Rodrigo Bassani e dos atacantes Guilherme Parede, Hélio Borges e Vitor Gabriel.
Para os próximos jogos, o técnico alviverde pretende dar mais oportunidades para outros atletas e o time titular poderá mudar. Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o São Luiz, domingo (30), às 19h, em Ijuí.
— Muitas estreias no time que começou, depois mais o Bassani, o Dudu, o Hélio, o Vitor Gabriel, então foram 9 estreias. A tendência é dar rodagem e conhecer nossos jogadores para o nosso principal objetivo, que é a Série A. Queremos classificar e não estamos para brincadeira no Gauchão. Quem iniciou uma preparação antes está na frente. Graças a permanência na Série A, não tivemos um tempo maior e não troco por nada isso — finalizou.