A temporada de 2022 para o Juventude começou com derrota. O pontapé inicial foi diante do Inter, na abertura do Campeonato Gaúcho. No Estádio Alfredo Jaconi, mesmo com uma boa atuação, especialmente na primeira etapa, o time alviverde foi derrotado por 2 a 1. Maurício e Yuri Alberto marcaram para os colorados, enquanto Ricardo Bueno, de pênalti, descontou.
O grande destaque do confronto foi o goleiro Daniel, do Inter, responsável por intervenções que garantiram o resultado favorável aos visitantes. Além disso, os dois gols marcados pelo time de Cacique Medina ocorreram em apenas oito minutos, na volta do segundo tempo. No domingo (30), pela segunda rodada o Ju volta a campo em Ijuí, quando enfrentará o São Luiz, a partir das 19h, no Estádio 19 de Outubro.
O duelo contou com uma ajudinha climática. As nuvens tomaram conta de Caxias do Sul durante a tarde e, sem a presença do sol, o forte calor deu uma trégua para os atletas. Na primeira partida do ano, projetava-se um Juventude mais reforçado no meio-campo, mas o técnico Jair Ventura optou por uma formação com três jogadores ofensivos no ataque, com o homem de referência, Ricardo Bueno. Formação que o Verdão usou em boa parte da Série A do Brasileirão.
A novidade na escalação foi o atacante Guilherme Parede, ex-Inter. Também teve estreia no gol. Sem poder contar com César, devido a uma entorse no tornozelo, o jovem William fez a sua estreia no profissional do Juventude. Outros três jogadores ficaram de fora da partida. O volante Rômulo, o lateral-direito Paulo Henrique e o meia Bruninho estão no DM.
JU DOMINA O 1º TEMPO
A partida começou com muito estudo entre as equipes. O Juventude buscava ter a posse de bola e a primeira grande chance veio aos 10 minutos. Capixaba encontrou Ricardo Bueno pelo lado esquerdo em velocidade. O camisa 9 invadiu a área, bateu e o goleiro Daniel mandou para escanteio. Até os 20, o Inter não tinha oferecido perigo a defesa do papo. Aos 25, o árbitro Roger Goulart realizou a primeira parada técnica para hidratação do jogadores. Como a partida não teve a presença do sol, não foi necessário realizar a segunda parada programada para o período.
Melhor no jogo pelos lados do campo, o Ju seguiu mais perigoso. Aos 27, Parede foi derrubado na intermediária pelo corredor direito. Chico tentou jogada ensaiada com Capixaba, mas no cruzamento a bola foi direto no goleiro colorado. Aos 29, Daniel realizou o primeiro milagre do jogo. Jadson apareceu como elemento surpresa na linha fundo e achou Capixaba na área. O atacante cabeceou junto ao pé da trave e o goleiro do Inter buscou no reflexo.
Melhor na primeira etapa e mais presente no ataque, o Verdão tinha o controle do jogo. O primeiro chute do Inter veio aos 33 minutos, com Yuri Alberto. Após receber passe de Taison, o camisa 11 arrematou rasteiro e fraco. Aos 38, Capixaba levou cartão amarelo depois de matar o contra-ataque do Inter. Yuri Alberto ingressaria livre na área mas foi derrubado. Em cobrança frontal, Boschilia procurou o ângulo superior esquerdo do goleiro William. A bola passou muito perto do travessão e se perdeu na linha de fundo.
Nos minutos antes do intervalo, o Colorado buscou reagir. Contudo, as jogadas e os cruzamentos acabavam nas mãos do jovem William. Aos 45, Ricardo Bueno tentou fazer o gol com peito depois de receber cruzamento pela esquerda. Entretanto, Daniel espalmou à queima-roupa. No rebote, Darlan bateu e, novamente, o goleiro colorado operou o segundo milagre. Os dois times foram para os vestiários com 0 a 0 no placar.
RECOMEÇO RUIM
O segundo tempo do clássico Juve-Nal começou sem modificações nas equipes. Se nos primeiros 45 minutos o Papo criou as melhores chances, na etapa final, logo aos três minutos, o Inter abriu o placar. Moisés fez jogada pela esquerda, rolou para o meio da área e encontrou Mauricio. O atleta dominou e bateu forte marcando o gol colorado.
Cinco minutos depois, um novo golpe. Yuri Aberto ampliou o placar em uma falha defensiva pela lado direito da defesa do Ju. O atacante bateu forte da entrada da grande área para fazer 2 a 0.
O semblante do torcedor do Juventude mudou com o placar adverso. Aos 16 minutos, Guilherme Parede teve a oportunidade de diminuir a diferença. Em chute do bico da grande área, o goleiro Daniel buscou no ângulo direito. Na sequência, Jair Ventura colocou um meia-armador em campo. Rodrigo Bassani entrou no lugar de Parede.
Em busca do empate, o time alviverde voltou a se encontrar em campo. Entretanto, enfrentou mais dificuldades para ter uma produção ofensiva como na etapa anterior. Aos 27 minutos, nova parada para hidratação dos atletas. No recomeço, o zagueiro Rafael Forster arriscou da intermediária. O chute passou perto do travessão e foi para fora.
REAÇÃO
O Juventude já merecia fazer um gol. Aos 33, Bassani soltou uma bomba e Daniel mandou para escanteio. Na cobrança, Rodrigo Dourado colocou a mão na bola e o árbitro assinalou pênalti para o Ju. Coube ao camisa 9, Ricardo Bueno, levantar a torcida no Alfredo Jaconi aos 36. Com chute forte o Juventude descontou, mas o placar seguia colorado 2 a 1.
Depois dos 40, os comandados de Jair Ventura seguiam em busca do gol de empate e o Inter estava satisfeito com o placar. O árbitro acrescentou mais sete minutos. Tentando o gol na pressão, o Ju era todo ataque, mas os visitantes se fecharam, dando poucos espaços. Nos últimos instantes, Vitor Gabriel lutou pela bola dentro da área e conseguiu o último escanteio. Após cobrança curta, Darlan chutou cruzado, mas a bola subiu demais. A partida terminou 2 a 1 para o time da capital.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x2 Inter
Campeonato Gaúcho 2022
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 26/01/2022
Juventude
William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster ( Moraes 44/2º), William Matheus; Jadson, Darlan, Chico (Hélio Borges 35/ 2º); Capixaba (Dudu 36/ 2º), Guilherme Parede (Rodrigo Bassani 17/2º), Ricardo Bueno (Vitor Gabriel 36/2º).
Técnico: Jair Ventura
Inter
Daniel; Heitor, Bruno Méndez, Victor Cuesta, Moisés; Dourado, Edenílson, Mauricio (Liziero 25/ 2º); Taison (Johnny 43/2º), Boschilia (Caio Vidal 25/2º, depois Kaique, 49/2º), Yuri Alberto (Cadorini, 43/2º). Técnico: Alexander Medina
Gols: Maurício (I), aos 3min, Yuri Alberto (I), aos 8min, e Ricardo Bueno (J), de pênalti, aos 36min, no segundo tempo.
Amarelos: Capixaba (J); Bruno Méndez, Rodrigo Dourado, Daniel (I).
Público total: 2.498
Renda: R$49.530,00