A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) deverá divulgar a tabela detalhada da primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2022 nesta quarta-feira (12). A competição está prevista para começar no final de semana entre os dias 22 e 23 de janeiro. Porém, existe a possibilidade de iniciar no dia 26 a pedido dos clubes. A tabela básica da competição prevê o início dos jogos no sábado, dia 22, mas pode ter essa alteração.
Após as festas da virada de ano, uma preocupação toma conta da população e dos órgãos de saúde pública, o aumento do número de casos confirmados da Covid-19. Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, em contato com a reportagem do Pioneiro, por ora, a entidade não trabalha com a possibilidade de adiamento do começo da competição.
Sobre uma possível de redução na limitação de público nos estádios de futebol, o presidente da FGF disse que isto fica a cargo do governo do Rio Grande do Sul, com as diretrizes que são publicadas em decretos.
A competição terá o mesmo regulamento da última edição, com a inversão do mando de campo dos jogos na fase classificatória. Todos os 12 clubes jogam entre si em turno único. Os quatro melhores avançam para a semifinal em jogos de ida e volta, assim como na final - desta vez, sem o critério do gol qualificado. Após o término da fase classificatória, os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série A2. A previsão de término do estadual é 2 de abril.
O Caxias estreia contra o Grêmio, em Porto Alegre, na Arena. Já o Juventude recebe o Inter no Estádio Alfredo Jaconi.
PRIMEIRA RODADA DO GAUCHÃO 2022
Ypiranga x São Luiz
União Frederiquense x Novo Hamburgo
Juventude x Internacional
São José x Guarany de Bagé
Aimoré x Brasil de Pelotas
Grêmio x Caxias
SEGUNDA SEMANA DE AVISOS
Nesta terça-feira (11), pela segunda semana consecutiva, todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul receberam Avisos por parte do governo do estado. A decisão divulgada pelo Gabinete de Crise, em reunião virtual conduzida pelo governador Eduardo Leite. A medida foi analisada com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul.
Diante do cenário de aumento de internações e do índice de casos registrados de Covid-19 em todo o Estado, na quinta-feira (13/1), às 14h30min, haverá uma reunião com as regiões como passo prévio à possível emissão de Alerta.
AUMENTO DE CASOS
Conforme o governo do estado, nos últimos sete dias, a média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul cresceu mais de quatro vezes. O número saltou de 62,2 para 278,8. Há também um aumento de pessoas internadas em leitos clínicos, ainda que em menor proporção do que o crescimento de casos confirmados. Os dados apontam para uma ocupação de 591 leitos clínicos por pacientes com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19; em 2 de janeiro, eram 297, segundo o governo.