Para a temporada 2022, o Juventude tem 13 jogadores remanescentes. Com isso, uma base de equipe foi mantida e o trabalho não começa do zero. Um dos atletas que continua no clube é o lateral-esquerdo William Matheus. Capitão da equipe na Série A do Brasileirão, o jogador tinha contrato até abril, mas foi estendido para até o final da temporada.
Neste ano, o Ju terá o Campeonato Gaúcho, a Copa do Brasil e Brasileirão. O jogador, como representante do elenco, já definiu quais são as metas para essa temporada.
— Fico muito feliz de estar de volta aqui no Juventude. Tivemos um bom ano passado e conseguimos permanecer na Série A. Temos um ano importante pela frente com três competições. Estamos numa fase de preparação. A ideia é chegar o mais longe possível na Copa do Brasil, fazer um bom Campeonato Brasileiro, mas, sobretudo, fazer um bom Gauchão. Queremos chegar entre os primeiros — comentou o lateral-esquerdo.
A pré-temporada do Juventude para o Gauchão será muito curta. Menos de duas semanas. Por isso, a preparação não será a ideal.
— O pouco tempo de preparação atrapalha, mas temos que estar focado e saber que não podemos mudar. Temos que focar na preparação para fazer um bom campeonato. A manutenção na Série A no ano passado apresenta a mesma cobrança para esse ano. Esperamos fazer um bom ano e alcançar os objetivos — disse William Matheus.
A direção alviverde manteve uma base de equipe. 13 jogadores continuam: o goleiro William, o zagueiro Rafael Forster, o lateral-direito Paulo Henrique, o lateral-esquerdo William Matheus, os volantes Elton, Ricardinho e Jadson, os meias Chico e Bruninho, e os atacantes Sorriso, Capixaba e Ricardo Bueno.
— É muito importante manter a base. Têm muitos jogadores que já conhecem o grupo e sabem como as coisas funcionam e ajuda no entrosamento no começo da temporada. Teremos pouco tempo para o primeiro jogo. Acho que ajuda também na adaptação aos jogadores que estão chegando — analisou o lateral alviverde.
O Juventude está próximo de confirmar mais uma contratação para a lateral esquerda e disputar posição com William Matheus. O lateral-esquerdo Moraes, 24 anos, pertence ao Atlético-GO e estava emprestado ao Santos. No entanto, foi liberado pelo clube do interior paulista e deve ser confirmado como atleta alviverde.
— Encaro com naturalidade. Para montar um grupo forte, precisa ter dois ou três jogadores de cada posição que tenha condições de jogar. Não estou sabendo das contratações, mas, se vier, será muito bem recebido — finalizou.