O Juventude tem menos de uma semana para começar a disputa das competições de 2022. Com uma pré-temporada curta, mas com a manutenção da comissão técnica comandada por Jair Ventura, a direção buscou 11 reforços para esse inicio de ano. Entre eles, está o volante Rômulo, 21 anos, que estava no La Serena, do Chile. O jogador, que atua também como lateral-direito, vem por empréstimo e foi apresentado oficialmente pelo clube alviverde.
Rômulo estava no Chile desde 2020, quando foi negociado com o La Serena. No clube, disputou 35 partidas e se tornou, em 2021, titular.
— Em 2020, cheguei atuando de volante no La Serena. Tive poucas oportunidades, devido à pandemia. No ano passado, tive uma sequência grande e como lateral-direito. Não fiquei muito surpreso por jogar nessa posição porque já havia jogado desde o sub-17. Devido a isso, tive a oportunidade de vir para o Juventude. Estou muito focado. A subida para o profissional no Chile fortaleceu a minha mentalidade — comentou Rômulo.
Com características mais defensivas e com a possibilidade de atuar como volante ou lateral, Rômulo será um polivante. No elenco, atualmente, o Ju tem dois laterais direitos. Rodrigo Soares e Paulo Henrique. Para o meio-campo, na função de volante, tem Elton, Jadson, Ricardinho, Rômulo, Darlan e Kelvi. Em conversa com o técnico Jair Ventura, o recém-chegado manifestou a sua intenção de atuar numa posição.
— Conversamos e falei que, atualmente, a minha confiança era maior na lateral direita por ter feito mais jogos. Em 2021, eu cheguei a fazer 28 jogos. Eu disse que precisaria duas ou três semanas para me adaptar de novo a posição de volante, onde gosto de atuar — revelou o jogador, que completou:
— Tenho facilidade de jogar como lateral e volante. Gosto de atuar na lateral também, porque tenho uma marcação boa e essa é uma das minhas principais características. Tanto como lateral e volante, a marcação é forte. Tenho uma explosão forte e qualificada.
NOVA OPORTUNIDADE E RETORNO
Rômulo é natural de Campo Grande-MS e iniciou sua carreira nas categorias de base do Desportivo Brasil-SP. Depois rumou para o Cruzeiro e foi destaque da equipe sub-20, se tornando profissional em 2019. Em 2020, foi negociado com o La Serena. Portanto, a passagem pelo Brasil ainda não teve uma longa experiência numa equipe profissional, apenas de base. No Juventude será a chance de se firmar e mostrar potencial.
— Quando recebi a proposta do Juventude, fiquei muito animado. Fiquei feliz com a notícia, porque era um desejo voltar ao Brasil. Vim para cá muito focado no trabalho e no projeto do Juventude. Pelos treinos que estamos fazendo, vamos alcançar grandes coisas — disse Rômulo, que finalizou:
— No futebol chileno, eu atuei no futebol profissional. Aqui no Brasil não tive a oportunidade. Lá, comparando com aqui, achei os jogos mais intensos lá, porém no Brasil a qualidade é muito superior.
Elenco do Juventude
Goleiros: César, William, Arthur (base), Luizão (base) e Ronald (base)
Zagueiros: Rafael Forster, Odivan, Danilo Boza e Paulo Miranda*
Laterais-direitos: Paulo Henrique, Rodrigo Soares e Nicolas (base)
Laterais-esquerdos: William Matheus, Moraes e Dudu (base)
Volantes: Elton, Jadson, Ricardinho, Rômulo, Darlan e Kelvi (base)
Meias: Chico, Bruninho e Rodrigo Bassani
Atacantes: Capixaba, Ricardo Bueno, Hélio Borges, Vitor Gabriel e Guilherme Parede*
*Falta a oficialização por conta de situações burocráticas