O Caxias chega no Campeonato Gaúcho com a missão de avançar novamente para os mata-matas da competição e garantir uma vaga na Série D do Brasileiro. Nas últimas cinco participações, desde que retornou à elite estadual, o time grená sempre alcançou a fase eliminatória e obtendo conquistas.
Em 2017, o time foi campeão do Interior. No ano seguinte, a equipe acabou caindo nas quartas de final para o Avenida em pleno estádio Centenário. Contudo, nas duas participações seguintes, o grená mostrou a sua força. O time foi campeão do Interior em 2019 e vice-campeão gaúcho em 2020. Nesse último, quase soltou o grito de bicampeão. Após perder no Centenário por 2 a 0, o grená foi a Porto Alegre e venceu por 2 a 1 o Grêmio. O time da serra gaúcha dominou o tricolor e poderia ter feito mais para sair com título. Já no ano passado, o Caxias se despediu nas semifinais, terminando em quarto lugar.
Para esta temporada, a direção reformulou o departamento de futebol. O presidente Paulo Cesar Santos permaneceu no comando do clube. Ernani Heberle foi anunciado como vice de futebol. Um novo executivo também foi contratado. Com experiência na Série C do Brasileirão, competição almejada, Renan Monarack assumiu o cargo no Estádio Centenário. Um treinador com bagagem e conhecedor de acessos foi apresentado. Rogério Zimmermann, 56 anos, teve três acessos com Brasil de Pelotas, sendo um regional e dois no Campeonato Brasileiro, deixando o clube na Série B do Brasileiro. Para o presidente, o Caxias vem em um processo de crescimento.
— A gente está evoluindo. O Caxias vem em um processo de evolução, nesta retomada com o grupo de gestão e meus vices que trabalham e se doam. O Caxias vive um grande momento. Tínhamos que fortalecer os pilares do clube e isso estamos fazendo. Estamos jogando muito fora dos gramados também. Se somou novos conselheiros e uma equipe comercial forte. Estamos passando dois anos de pandemia superando desafios. As mudanças estão sendo feitas para o melhor par ao Caxias, que vem forte, respeitando os adversários, mas vai mostrar a sua força — declarou Paulo César Santos.
GRUPO REFORMULADO E FOCO NA BASE
Após bater na trave para conquistar o acesso à Série C em 2021, o elenco foi reformulado. O clube contratou 14 atletas, sem contar com o retorno do centroavante Giovane Gomez. O camisa 9 voltou de empréstimo do Melaka United, da Malásia. O clube permaneceu com apenas oito jogadores: os goleiros Marcelo Pitol e André Lucas, os zagueiros Thiago Sales e Erick, os volantes Marlon e Vidaletti, o meia Matheuzinho e o atacante França.
A necessidade de reforçar as categorias de base é um dos desafios do Caxias para a temporada. No elenco atual, dois atletas integram o grupo oficialmente, o goleiro Guilherme Nunes e o atacante William. Outros quatro jovens treinam na semana como o grupo para pegar experiência: o volante Antunes, o atacante Mika, o centroavante Labatut e o lateral Lucas Migon. O presidente confirma que investir na base está no planejamento da gestão.
— Um clube de futebol passa por esse pilar, olhando para base, reforçando a base. Temos uma instituição indo para 87 anos e temos sim que retomar o mais rápido a questão da base. Porém, temos as dificuldades que são superadas ano a ano. Estamos buscando possíveis parcerias. Acredito que não vamos conseguir emplacar tudo que gostaríamos em 2022, mas é um olhar que a gente tem — pontuou o mandatário grená.
Elenco
- Goleiros: Marcelo Pitol, André Lucas, Victor Hugo e Guilherme Nunes (base).
- Laterais Direitos: Marcelo e Léo Oliveira.
- Zagueiros: Rafael Dumas, Yan Victor, Erik e Thiago Sales.
- Laterais Esquerdos: Jonathan e Rennan Silveira.
- Volantes: Amaral, Vidaletti, Marlon e Davi Lopes.
- Meias: Renan Oliveira, Diogo Sodré, Matheuzinho.
- Atacantes: Gustavo Custódio, Gustavinho, Batista, França, Giovane Gomez e William (Base).
Caxias
- Participações no Gauchão: 56 (10 como G. E. Flamengo)
- Estádio: Francisco Stédile - Centenário
- Colocação em 2021: 4.º
- Melhor campanha: campeão em 2000
Time-base (esquema 4-3-3): Marcelo Pitol; Marcelo, Thiago Sales, Rafael Dumas e Jonathan; Amaral, Davi Lopes e Diogo Sodré; França, Gustavinho e Giovane Gomez. Técnico: Rogério Zimmermann