A semana do Juventude se inicia com a perspectiva da concretização de novas negociações. Até aqui, o clube confirmou três reforços para a próxima temporada: o goleiro César, o meia Rodrigo Bassani e o atacante Hélio Borges. O trio se apresenta em 3 de janeiro, quando o primeiro grupo de atletas, com jovens da base e alguns que estavam emprestados a outros clubes, inicia a preparação. Depois, no dia 10, voltam os jogadores que disputaram a Série A do Brasileiro.
– Os clubes pararam agora no final de semana de Natal e devemos retomar mais forte nesta segunda-feira (27). Nós temos muitas propostas na mesa, situações encaminhadas para os atletas, mas com calma. Para o Gauchão, hoje podemos dizer que temos uma base para iniciar. Temos algumas posições com carências, como o ataque, mas estamos analisando muito bem cada negociação – destaca o vice de futebol Osvaldo Pioner.
As tratativas não estão baseadas apenas em contratações. Após acertar as renovações de Ricardinho, Jadson, Forster e Chico, a situação do volante Dawhan é a que mais gera incerteza. O atleta teria despertado o interesse do Gamba Osaka, do Japão, e o empresário do atleta já sinalizou com a possibilidade do negócio se concretizar. Porém, a situação só deve se definir no início de 2022.
Outra possibilidade, cada vez mais concreta, é uma negociação envolvendo o atacante Sorriso, que vem recebendo constantes propostas e sondagens de times do Brasil e do Exterior.
Por outro lado, pensando em reforçar o elenco que garantiu a permanência na Série A, o discurso da direção alviverde é de ser assertivo nas escolhas, diante de um mercado que ainda oferece restrições, especialmente em algumas posições mais importantes.
– Está complicado para todas as funções. Para goleiro, que imaginávamos que seria até mais tranquilo, onde buscamos um nome mais forte e experiente. É difícil encontrar um camisa 10 daquele mais tradicional e também um centroavante, que chegue para brigar pela titularidade com o (Ricardo) Bueno. Temos situações em aberto, mas nada concreto – diz Pioner.