O Caxias deve ter a manutenção do presidente Paulo Cesar Santos na condução do clube até outubro de 2022. Isso ocorre porque até esta quarta-feira (1º), data limite estabelecida pelo Conselho Deliberativo, não houve inscrições de chapas para concorrer na eleição, marcada para o dia 6 de dezembro, às 19h.
Desse modo, a manutenção de Paulo Cesar, eleito em 2019 e reeleito em 2020, será sugerida durante a assembleia. Entretanto, as normas do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) o impedem de ser eleito pela terceira vez consecutiva.
Conforme a lei 13.155/2015 do Profut, é exigido ao clube a fixação do período do mandato de seu presidente, ou dirigente máximo, e demais cargos eletivos em até quatro anos, permitida uma única recondução. Até 2020, os mandatos do Caxias eram de apenas um ano, porém Santos já foi reconduzido ao cargo uma vez. Sendo assim, ele somente poderá permanecer como presidente do Grená se o Conselho Deliberativo aprovar a ampliação de seu mandato (que poderá ir até 2022 ou 2023), sem a realização de uma eleição.
Em outubro, houve um movimento nos bastidores do Estádio Centenário para formação de uma chapa com a liderança do conselheiro Roberto De Vargas, com José Caetano Setti como vice-presidente e o técnico Luiz Carlos Winck no comando da equipe. No entanto, não houve avanço. Por outro lado, o conselheiro Neco Argenta ganhou força internamente ao se comprometer com parte do orçamento para a temporada 2022 e bancar a contratação do técnico Rogério Zimmermann. Por não poder assumir o compromisso diário de presidente do Caxias, contudo, ele sugeriu a permanência de Paulo Cesar Santos.
Embora ocorra a articulação para a permanência dos atuais mandatários, o vice-presidente Márcio Biazus não irá continuar no clube e terá de ser substituído. Responsável pelo marketing do Caxias, ele fará o processo de transição para uma agência de publicidade indicada por Argenta. Luciano Marini, atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, ou Ernani Herbele, diretor de futebol, podem ocupar o posto.
Conforme o edital publicado na última semana, também serão pauta na reunião da próxima segunda-feira (6) as eleições do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, além da apresentação do orçamento para a temporada 2022.