Passado quase um mês do início da sua pré-temporada visando o Campeonato Gaúcho 2022 e o Campeonato Brasileiro Série D, o Caxias terá seu primeiro teste de preparação. Nesta quarta-feira (29), a equipe grená recebe o sub-20 do Grêmio, às 15h30min, no Estádio Centenário, em jogo-treino, sem a presença do torcedor.
A movimentação será a primeira oportunidade para o técnico Rogério Zimmermann observar seus jogadores após muitos trabalhos físicos e da parte tática, nesses quase 28 dias de treinamentos. Além disso, é possível que algum esboço em termos táticos possa aparecer, mesmo com a ausência do centroavante Giovane Gomez, que só se reapresenta no dia 2 de janeiro.
Por ser um jogo-treino, principalmente por parte do Caxias, a expectativa é de que todos os jogadores que estejam à disposição possam atuar alguns minutos. Entre as novidades estará Renan Oliveira, uma das contratações feitas para 2022. O meia esteve no programa Show dos Esportes na Gaúcha Serra na segunda-feira (27), e falou sobre os trabalhos da pré-temporada e a expectativa para a temporada vestindo a camisa grená.
— São muitos atletas novos no elenco. Uma pré-temporada longa é bom para os jogadores irem se conhecendo, no dia a dia é muito importante para saber as funções que cada um gostar de atuar, e isso é válido para chegarmos bem na estreia e termos um bom restante do ano — destaca Renan.
Com relação ao jogo-treino e os amistosos antes do início do Gauchão, o meia deu seu parecer:
— O principal é termos um padrão de jogo e irmos bem. O importante não é o resultado, é nos conhecermos, sabermos como o colega gosta de se posicionar, ocupar o espaço. Lógico que o resultado conta, mas espero que a gente chegue no Gauchão com um futebol que agrade e com resultado.
Sobre o contato até agora com o técnico Rogério Zimmermann e a expectativa para o Gauchão, o jogador fez elogios e prometeu competir ao máximo com a camisa grená.
— Conversei com ele e falei que gosto de abastecer os atacantes, sou camisa 10, mas posso ajudar com ele preferir. Ele é perfeccionista, cobra posicionamento, gosta que cada um faça sua função e que se confie no outro jogador para render ao máximo. Aí a gente se torna um time organizado, e pode render 100%. E sobre o futebol gaúcho, o que mais escutei é que é mais forte, pegado e aguerrido. É entrar no mesmo espírito, mas jogar um futebol bonito, procurar fazer o que sabemos, mas lógico não deixarmos de competir — avalia.
Adversário no teste desta quarta-feira, o sub-20 gremista encerra sua preparação para a Copa São Paulo justamente contra o Caxias. Nas duas partidas anteriores, o tricolor venceu o Criciúma, por 1 a 0, e foi derrotado pelo Hercílio Luz pelo placar de 2 a 1.