A Associação Atlética Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul (AAAUCS) quer dar o próximo passo no desenvolvimento do projeto, iniciado em 2020. No ano que vem, as equipes das diversas modalidades esportivas, formadas pelos universitários dos diversos cursos da UCS, buscam iniciar a prática de mais modalidades esportivas, além de aperfeiçoar suas estruturas e viabilizar a participação na Liga Nacional Universitária no mês de janeiro, em São Paulo.
Para tal, a Atlética busca patrocínios e captação de verba oriunda do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (Fiesporte) de Caxias do Sul. A finalidade do programa é prestar apoio financeiro para a implementação e/ou ampliação de projetos que fomentem e estimulem o desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer no município.
— Desde que criamos a AAAUCS, o projeto vem dando certo. Hoje, além do futsal masculino, contamos também com equipes de vôlei masculino, vôlei feminino e o nosso time de líderes de torcida (Airforce). Em 2022, esperamos abrir novas modalidades e trazer, cada vez mais, a cultura do esporte universitário e integração para Caxias do Sul. Se tudo correr bem, vamos jogar a Liga Nacional de 2022 e buscar fortalecer as nossas equipes — revela Artur Meneguzzi, vice-presidente da AAAUCS.
As atléticas são associações de alunos universitários que promovem esportes, eventos e filantropia. Seus integrantes organizam campeonatos entre atléticas e alunos dos cursos, recepções de estudantes e ações solidárias como arrecadação de brinquedos no Natal, campanhas do agasalho, doações para compra de mantimentos para casas de repouso, entre outras.
— Tudo isso só é possível porque contamos com o apoio da UCS, que nos ajudou muito colaborando com os custos de inscrição na Liga Nacional, cedendo as quadras para os treinos e jogos, emprestando uniformes e sempre dando todo o respaldo que precisamos para realizar eventos e atingir nossos objetivos como associação — finalizou Artur.